Atendente virtual do Poupatempo amplia serviços aos cidadãos

Durante evento para startups no Google, Alckmin assinou contrato de financiamento para incentivar soluções em inteligência artificial

qua, 05/04/2017 - 12h49 | Do Portal do Governo

As novidades da ferramenta de atendimento do Poupatempo, o assistente virtual conhecido por Poupinha, foram apresentadas pelo governador Geraldo Alckmin nesta quarta-feira (5) no evento “Inteligência Internacional para Facilitar a Vida do Cidadão”, que aconteceu no Campus São Paulo – o espaço do Google para startups.

Na ocasião, Alckmin assinou um contrato de financiamento da agência de fomento Desenvolve SP para a Nama Software, startup paulista responsável por desenvolver o sistema de inteligência artificial inédito no país, que vem prestando atendimento aos usuários do Poupatempo. O valor do financiamento é de R$ 1,4 milhão.

“O Poupinha é inteligência artificial atendendo o Poupatempo. Ele fez, em 99 dias, 8,5 milhões de atendimentos. Estamos ganhando tempo, reduzindo custos e filas, atendendo com qualidade”, comentou Alckmin sobre a ferramenta. “Vamos ampliar este trabalho, procurando atender melhor a população, de maneira mais rápida e mais eficiente através de inteligência artificial”, disse o governador.

A ferramenta ampliará a capacidade de responder as questões das pessoas sobre os serviços prestados pelo Poupatempo e passará a dar informações sobre um dos serviços mais procurados, a emissão da Carteira de Identidade (RG), e mais adiante para a Carteira Nacional de Habilitação. Os usuários acessam o robô virtual por meio do Portal do Poupatempo ou Facebook.

Em fase de testes desde dezembro de 2016, o Poupinha já realizou 8,5 milhões de atendimentos, que compreendem 540 mil chats efetuados por intermédio do Portal e Facebook do Poupatempo, mais de 217 mil agendamentos concluídos e uma média de 5,6 mil cidadãos atendidos por dia. A fase de testes se encerra em 29 de junho deste ano.

Apresentado na forma de um robô, o assistente virtual se assemelha a um atendente humano que dialoga com os usuários de maneira simples e direta. Dessa forma, o Poupinha já recebeu mais de 50 mil mensagens de agradecimento, com expressões de “obrigado” e “Deus te abençoe”.

No evento organizado pelo Google e pela Nama Inteligência Artificial, com o Governo do Estado, o governador falou sobre o programa Pitch Gov, lançado em 2015, para aproximar o poder público de soluções inovadoras. A iniciativa, a primeira do gênero na América Latina, contou com a participação de 12 startups selecionadas para prestar serviços gratuitos ao Estado, incluindo a Nama, que se tornou parceira do Governo do Estado para o desenvolvimento do Poupinha.

Incentivo à pesquisa
Ainda durante o evento, foi assinado uma parceria entre a Fapesp e o Governo do Estado para elaboração conjunta de edital entre o Pitch Gov e o Programa de Pesquisa Inovativa para Pequena Empresa (PIPE). O objetivo é financiar pesquisas científicas ou tecnológicas, com foco no desenvolvimento de soluções para desafios de relevância pública.

A parceria unirá recursos e a expertise da Fapesp no âmbito da pesquisa e a experiência do Pitch Gov na aproximação entre gestores públicos e empreendedores, de forma que as soluções possam ser desenvolvidas dentro do setor público. A parceria permitirá acesso aos recursos da Fapesp, bem como uma aproximação com o governo.

A seleção será feita por uma comissão conjunta da Fapesp e do Governo do Estado. As empresas deverão apresentar projeto de pesquisa e indicar uma secretaria ou órgão público em que o projeto poderá ser testado. Caso seja aprovado pelas duas partes, o projeto receberá o financiamento.

O futuro edital contemplará diversas áreas de governo. Particularmente, após o sucesso dos testes do Poupinha, deverá haver uma área específica para projetos que contemplam uso de inteligência artificial na prestação dos serviços públicos.