Alckmin acompanha aula inaugural da Medicina da USP em Bauru

Governador enaltece USP por abrir mais uma faculdade de medicina: “Oportunidade para os jovens, faculdade gratuita e de qualidade”

seg, 26/02/2018 - 15h14 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participou da aula inaugural da Faculdade de Medicina da USP na cidade de Bauru, nesta segunda-feira (26). Professor e médico, Alckmin enalteceu a abertura de mais um curso da Universidade de São Paulo no interior do Estado, 50 anos depois da inauguração da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

“Depois de 50 anos a USP abriu uma outra faculdade de medicina, depois de Ribeirão Preto. Uma bela oportunidade para os jovens, faculdade gratuita e de qualidade”, declarou o governador. Alckmin, que horas antes entregou uma UTI nova para a Santa Casa de Lins, comentou sobre os avanços da medicina e o desafio de oferecer um atendimento de qualidade a todos.

“A medicina melhorou. A mortalidade infantil no Brasil que era de 140 por mil nascidos vivos no primeiro ano de vida, caiu pra 11 em São Paulo, e 18 no Brasil, e hoje é raro uma criança falecer. Mas a medicina ficou cara e o problema é manter o acesso para todos, a tecnologia, eu quando fiz tecnologia não existia tomógrafo, ressonância magnética…”, exemplificou Alckmin.

Justamente esse desafio de oferecer uma medicina de alta qualidade ao maior número de pessoas, será um condutor no currículo da Faculdade de Medicina de Bauru, segundo o coordenador da Faculdade de Medicina, professor José Sebastião dos Santos.

“É um curso concebido após a Constituição de 1988 e ele vai ser muito orientado, em seu currículo, na formação dos estudantes, para os problemas reais de saúde da população, enfrentados desde as Unidades Básicas de Saúde até os hospitais mais complexos”, disse José Sebastião, que falou ainda do orgulho do novo curso para a USP.

“É um orgulho para o Estado de São Paulo e para a Universidade de São Paulo estar inaugurando, 65 anos depois, seu terceiro curso de Medicina”, comentou. Além de Bauru e Ribeirão Preto, a USP mantém a Faculdade de Medicina na capital paulista.