Geraldo Alckmin libera R$ 12 milhões para a Fiocruz

Recurso será investido em pesquisas voltadas à produção de chips para diagnóstico rápido de zika, dengue e chikungunya

ter, 16/01/2018 - 15h59 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin assinou repasse de R$ 12 milhões, do Fundo Estadual Científico e Tecnológico (Funcet), administrado pela Desenvolve SP, à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os recursos repassados nesta terça-feira (16) serão destinados à 1ª fase do projeto de pesquisa. No local serão produzidos dispositivos “point of care”, que são produtos de diagnóstico rápido de zika, dengue e chikungunya.

“Uma grande parceria aqui que vai acrescentar muito benefício da nossa população e em benefício da ciência de São Paulo e do Brasil”, disse Alckmin.

A plataforma será instalada no Supera Parque, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Com a produção dos dispositivos será possível fazer um diagnóstico molecular rápido. Com isso será possível diferenciar as doenças, incluindo a distinção entre os quatro sorotipos do vírus da dengue. Tudo feito em cerca de 20 minutos.

A atuação da Fiocruz no Supera Parque será voltada à pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação em saúde.

Nesta primeira etapa será montada uma plataforma para juntar profissionais em farmacologia, imunologia, bioinformática, biotecnologia e nanotecnologia. No ajuntamento destes profissionais sairá bioinsumos, biofarmacêuticos e dispositivos para diagnósticos complexos para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), Márcio França, a iniciativa da Fiocruz no interior paulista será importantíssima para os avanços na área da saúde. “A planta será instalada em um ambiente estratégico e propício para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas. O Supera Parque faz parte do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTEc) e atua principalmente na área da saúde. E reúne em um mesmo local grandes instituições de ensino renomadas”, ressaltou França.