Ajuda de SP à seca no Nordeste está a caminho

Carretas com bombas flutuantes e outros equipamentos cedidos pelo Governo do Estado percorrerão mais de 2.300 quilômetros

sex, 06/01/2017 - 19h03 | Do Portal do Governo

Já estão a caminho os equipamentos, cedidos pelo Governo do Estado, que serão utilizados para acelerar a transposição do Rio São Francisco e auxiliar no abastecimento de água no interior de Pernambuco e no Estado da Paraíba. A região é a mais afetada pela seca que castiga o Nordeste.

As primeiras das 30 carretas que vão transportar os equipamentos saíram na última quinta-feira (5). Parte dos materiais foi retirado de um almoxarifado da Sabesp na zona sul da cidade de São Paulo. O restante será carregado na quinta-feira (12), em dois pontos da Represa Jaguari-Jacareí, nos municípios de Joanópolis e Vargem, na divisa de São Paulo com Minas Gerais.

Cada carreta percorrerá mais de 2.300 quilômetros até o destino final, no Reservatório de Braúnas, eixo leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

No total, serão transportados 1.800 metros de tubulação (divididos em 150 segmentos de 12 metros), quatro conjuntos de bombas flutuantes, 1.360 metros de cabos, quatro motores (dois deles, reservas) e outros equipamentos. A entrega deve estar concluída em 15 de janeiro.

Pelo convênio acertado entre as partes no último dia 26 de dezembro no Palácio dos Bandeirantes, os materiais, utilizados durante a crise de abastecimento da Reserva da Cantareira, no Estado de São Paulo, foram cedidos por um prazo mínimo de 120 dias.

O Ministério da Integração Nacional será responsável pela logística da operação e a Sabesp prestará o apoio técnico necessário para a instalação das bombas no Reservatório de Braúnas. A água captada no local seguirá para a Represa de Mandantes, em Pernambuco, chegando a Monteiro, múnicípio do Estado da Paraíba, de 30 mil habitantes.

A previsão do Ministério da Integração Nacional é de que a instalação das bombas vai antecipar o abastecimento a Monteiro em até 25 dias. Depois de Monteiro, outro município paraibano a ser beneficiado é o de Campina  Grande, com 400 mil habitantes. A Paraíba é um dos estados mais afetados da região Nordeste.

Do Portal do Governo do Estado