Conheça as ações estaduais de preservação do meio ambiente

Iniciativas pontuais acontecem durante a Semana Nacional do Meio Ambiente, entre os dias 1° e 5 de junho, e outras são contínuas

sex, 02/06/2017 - 16h22 | Do Portal do Governo
DownloadAlexandre Carvalho/A2img
Governo estadual conta com uma série de ações em prol da preservação ambiental

De 1º a 5 de junho – este último também instituído como Dia Internacional do Meio Ambiente -, é comemorado a Semana Nacional do Meio Ambiente. Além das ações pontuais voltadas para reforçar a importância da preservação, o Governo de São Paulo tem trabalhos contínuos com essa proposta.

O Museu Geológico, localizado dentro do Parque da Água Branca, por exemplo, vai contar com diferentes atividades nos dias 3 e 4 de junho. Neste fim de semana os visitantes poderão conferir uma exposição de painéis de aquarelas e participar de uma série de apresentações, sobre temas como meteoritos e Comissão Geográfica e Geológica de São Paulo.

As atividades são gratuitas e não é necessária inscrição prévia. Já no Jardim Botânico de São Paulo, acontecerão atividades especiais nos dias 04 e 06 de junho. O evento vai integrar ações práticas coletivas de preservação e conscientização ambiental.

CDHU
Para contribuir com a preservação do Parque Estadual da Serra do Mar, a maior área contínua de Mata Atlântica preservada no Brasil, o governo estadual conta, desde 2007, com o Programa de Recuperação da Serra do Mar e o Sistema de Mosaicos da Mata Atlântica.

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano é responsável por viabilizar a solução habitacional. A iniciativa remove famílias que moram em áreas de risco e de preservação ambiental e oferece moradia de qualidade, além de urbanizar os locais ocupados que podem receber casas, mas que estavam irregulares.

Secretaria da Administração Penitenciária e Educação
Uma ação mútua entre a Secretaria de Administração Penitenciária e a da Educação dá andamento ao Projeto Nascer, realizado no Centro de Detenção Provisória III. Com a participação de um professor, os reeducando têm aula de Biologia sobre sustentabilidade.

Lá, os reenducandos aprendem, desde o segundo semestre de 2016, como construir e manter o sistema “aquaponia”,  que permite a criação de peixes associada ao cultivo de hortaliças, com economia de até 90% de água em relação à agricultura convencional. O CPD possui dois tanques de peixes e uma expectativa de produção de 108 pés de hortaliças.