
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado desenvolveu o Manual de Orientação e Boas Práticas contra a COVID-19 para a população rural. A ideia de que os moradores do campo estão, em geral, mais protegidos da doença causada pelo novo coronavírus – por estarem relativamente mais isolados do que a população urbana – é equivocada, segundo especialistas. Em São Paulo, a população rural corresponde a 4 milhões.
Veja também
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre a doença
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus
O secretário de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira, explica que a publicação contém orientações importantes para os produtores paulistas e toda a comunidade, que, neste momento, continuam trabalhando para garantir o abastecimento da população e também possam proteger a saúde das famílias.
“A população rural precisa receber todas as informações e suporte necessário neste momento delicado. Temos falado com os prefeitos e ressaltado a importância de dar toda a assistência necessária para quem mora e trabalha no campo. São pessoas fundamentais para o funcionamento do agro e, nesta situação tão crítico, para o fornecimento e produção de alimentos à população”, destaca Gustavo Junqueira.
O manual traz informações sobre a gestão financeira das propriedades neste momento de crise, bem como reúne informações sobre as formas de transmissão, a maneira correta de higienização das mãos e equipamentos de trabalho e os cuidados a serem tomados nas propriedades e comunidades rurais. O material também inclui procedimentos que o produtor deve seguir para realizar o transporte dos alimentos e a comercialização dos itens.