Agricultura divulga tecnologia para olericultura na região de Limeira

Curso destinado a técnicos e produtores visa ampliar conhecimento e potencializar cadeia produtiva de hortaliças na região

qua, 29/05/2019 - 10h44 | Do Portal do Governo

Com a proposta de transformar conhecimento e tecnologia em geração de renda e emprego, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio de seu Escritório de Desenvolvimento Rural (EDR) de Limeira, realizou o curso “Tecnologias de cultivo de hortaliças”. Foram capacitadas 30 pessoas entre produtores e técnicos da rede da região de Limeira, com objetivo de difundir novas tecnologias de produção de olerícolas.

“A olericultura possui um potencial promissor no Estado de São Paulo e está se expandindo rapidamente”, diz o diretor do EDR de Limeira, Marcos Jonatan Amici Jorge.

Jorge afirma que a capacitação proporciona novos conhecimentos e agrega valor à cadeia produtiva. “E nosso objetivo com o curso foi apresentar novas alternativas de cultivo de folhas, frutos, raízes e tubérculos aos produtores em geral, participantes ou não das organizações rurais, apresentando-lhes, dessa forma, alternativas que lhes possibilitem aumentar a produtividade”, complementa.

Médica veterinária da Casa da Agricultura de Porto Ferreira e uma das coordenadoras técnicas da atividade, Tatiane Braga do Carmo diz que o curso foi importante para atualizar informações sobre o cultivo de hortaliças.

“[O curso foi relevante também] como base de tomada de decisão para produtores que ainda cultivam de forma convencional, apenas a céu aberto, pois transferiu conhecimento em outras modalidades de cultivo que aumentam a produtividade, facilitam o manejo e otimizam a mão de obra, como no caso do plantio em ambiente protegido e da hidroponia. Para nós técnicos, foi uma oportunidade de aprimoramento para atender à demanda técnica sobre o assunto”, afirma a veterinária.

A Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável tem disponível, em seu catálogo de publicações, o Boletim Técnico n.° 250 – Hidroponia – ao preço de R$ 20,00. Informações sobre aquisição pelo telefone (19) 3743-3858.