Agricultura desenvolve formas de divulgação de regras de biossegurança para produtores

Conteúdos descrevem como fazer uma máscara e outras questões de ordem prática, como a diluição correta de água sanitária

sáb, 13/06/2020 - 12h23 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Na primeira semana de junho, os professores Luiz Fernando Soares Zuin e Adroaldo José Zanella, ambos da Universidade de São Paulo (USP), foram convidados a  participar da reunião de diretores regionais e de departamentos da equipe de extensão rural da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, realizadas com o coordenador da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), José Luiz Fontes.

As reuniões diárias têm como objetivo alinhar as ações feitas pela equipe e levantar novas possibilidades de atuação, principalmente em face da atual pandemia que vem mudando e criando alternativas à extensão rural praticada no estado de São Paulo.

Dessa forma, vários têm sido os levantamentos e sondagens efetuadas, planilhados e publicados pela CDRS para nortear as iniciativas. Uma delas foi trazer para que todos conhecessem o importante trabalho de extensão rural executado pelos professores com os suinocultores do Rio Grande do Sul, utilizando novas ferramentas de extensão como os podcasts e tutorias produzidos e divulgados aos produtores e funcionários de um frigorífico e que já deram excelentes resultados confirmados pelos envolvidos na cadeia produtiva.

Parceria

A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, por intermédio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária – CCEx (http://extensao.fmvz.usp.br/) está engajada, juntamente com a CCEx da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos, em ações para proteger os produtores rurais, agroindústrias e as famílias dos mesmos frente à COVID-19. Porém, a parceria da CDRS com a USP, por intermédio do professor Zuin, já é conhecida em outros trabalhos executados ao longo dos anos.

De acordo com Ypujucan Caramuru Pinto, assessor do gabinete da CDRS e responsável por pesquisas nas áreas de treinamento e comunicação rural, o professor Zuin é reconhecido como parceiro da instituição por suas pesquisas científicas com os extensionistas e também com contribuições em algumas das publicações.

“Essa é mais uma importante parceria e contribuição, um trabalho que começa a ser desenvolvido junto as extensionistas da CATI em biossegurança, fazendo chegar aos produtores rurais das mais importantes cadeias produtivas as normas e os procedimentos que visam levar à segurança no campo em relação a como agir durante a pandemia, para que os produtores possam garantindo a continuidade do abastecimento para a população”, avalia Ypujucan.

Durante a explicação, o professor Zuin falou de uma pesquisa sobre comunicação rural que está sendo feita com tutoriais e podcasts que eram divulgados todas as manhãs para os cerca de 160 suinocultores cooperados de um frigorífico no Rio Grande do Sul. Para surpresa do professor, o mesmo conteúdo também estava sendo usado para informar os 600 funcionários da planta processadora dessa organização.

Esse material apresenta ensinamentos e orientações básicas, porém profundamente importantes, de prevenção ao contágio da COVID-19, foi feito em parceria com o professor Adroaldo Zanella e sua equipe e acabou sendo disponibilizado para todos os suinocultores brasileiros.

Conteúdo

Os conteúdos descrevem como fazer uma máscara e outras questões de ordem prática, como a diluição correta de água sanitária em água, mistura usada na higienização das áreas, para não haver contaminação na rotina diária de trabalho. “

Os extensionistas da Secretaria de Agricultura detêm uma riqueza muito grande que é saber, como nenhum outro profissional, como se comunicar com o agricultor. E isso é fundamental, não adianta elaborar, por exemplo, mais um folder ou cartilha, mas descobrir quais as ferramentas são urgentes na comunicação e utilizá-las”, afirmou Zuin, dizendo que os extensionistas são “agentes de saúde pública e, hoje, a ‘ponta de lança’ na prevenção principal à COVID-19 em todo o estado de São Paulo”, pontuou.

O professor complementou que hoje, mais do que nunca, na falta de uma vacina ou remédio eficazes contra a doença, “a educação é a grande responsável por salvar vidas”.

O professor Adroaldo, confirmando as afirmações do seu parceiro neste trabalho com o frigorífico riograndense, destacou que parte desse estudo, o qual está sendo feito pela USP, em parceria com a Universidade de Cambridge, demonstra quais são “os gargalos de sustentabilidade para a cadeia da suinocultura no Brasil inteiro”.

Podcasts

Adroaldo lembrou que o Manual de Biossegurança para Suinocultores e os podcasts já foram traduzidos para o espanhol e italiano. “A FAO está preocupada com a segurança alimentar e com o desabastecimento, há um risco grande de fome com consequente desestabilização social e política em função da pandemia”, afirmou Adroaldo.

Algumas cooperativas, tendo em vista o trabalho iniciado pelos professores a partir da demanda, iniciaram as tratativas para proteção de seus colaboradores. “E nós queremos saber como podemos colaborar com a Secretaria de Agricultura via CDRS, estes materiais estão disponíveis e podem ser utilizados e reaproveitados e o que não se aplica a outras cadeias, estamos dispostos a colaborar”, completa.

O desafio foi proposto e aceito pela CDRS, que já determinou um grupo de trabalho para levantar os principais problemas que podem estar ocorrendo nas principais cadeias trabalhadas pela Secretaria: bovinocultura leiteira, citricultura, cafeicultura, heveicultura, fruticultura e olericultura. Participaram do grupo de trabalho 16 pessoas, incluindo, além dos extensionistas da CDRS, os professores Zuin e Adroaldo.

Os podcasts produzidos podem ser consultados pela internet.