Agentes goianos aprendem técnicas de intervenção no CDP de Caiuá

Foram ministradas aulas teóricas e práticas sobre uso de escudos, além de técnicas de revista e intervenção

sex, 29/11/2019 - 19h33 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/SAP
Agentes do Grupamento de Operações Penitenciárias Especiais de Goiás participam de curso no CDP de Caiuá

Agentes do Grupamento de Operações Penitenciárias Especiais (Gope) da Diretoria Geral de Administração Penitenciária do Estado de Goiás estiveram no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Caiuá para participar do “Curso de Técnicas de Intervenção com Ênfase na Utilização de Escudo em Ambiente Prisional”, em outubro.

O curso foi ministrado pelo diretor responsável pela unidade prisional, Rodrigo Santos Andrade, e pelo comandante da Célula de Intervenção Rápida e Diretor de Divisão do Centro de Escolta e Vigilância Penitenciária, Rafael Feitoza Message. Foram ministradas aulas teóricas e práticas capacitando os agentes a utilizar escudos em possíveis intervenções com sentenciados, demonstrando diversas realidades e situações que podem ocorrer durante a execução dos trabalhos e a importância dos mecanismos de defesa.

Os agentes aprenderam sobre métodos e atuação em ações de risco como revistas em cela, remoção interna de presos, combate a reeducandos indisciplinados, entre outros. “Não dá para mensurar o ganho profissional diante de todo conhecimento repassado. Fora que a unidade nos impressionou com uma estrutura que, certamente, é a melhor do país, onde tudo é mecanizado e automatizado”, enfatizou o agente do Gope, Rogério Queiróz.

Segundo o coordenador do GOPE, Fábio Júnio Teixeira Lage Silva, foi por meio da imprensa que o grupo tomou conhecimento das técnicas aplicadas pela CIR de Caiuá e da automação implantada.

Durante o curso, os agentes também conheceram as edificações carcerárias, do canil local, a automação e mecanização das portas das celas e as melhorias estruturais inovadoras implantadas na unidade prisional.

“O curso nos levou a aprimorar ainda mais nossas práticas de intervenção. Agradecemos ao Secretário da SAP, Coronel Nivaldo Restivo, e ao coordenador da região oeste, Roberto Medina, pela oportunidade”, afirmou o agente goiano, Juliano Curado Parrode.