Agentes de segurança participam de atendimento Pré-Hospitalar Tático Prisional

Atividade capacita profissionais sobre técnicas de primeiros socorros para possíveis situações de crise nas unidades prisionais

dom, 09/02/2020 - 14h27 | Do Portal do Governo

O Centro de Detenção Provisória Nilton Celestino de Itapecerica da Serra promoveu o curso de Atendimento Pré-Hospitalar Tático Prisional no mês de novembro. Ao todo, 30 agentes de segurança de diferentes regiões do Estado de São Paulo participaram da ação, além de profissionais do Espírito Santo e Minas Gerais e Rio de Janeiro.

A missão da atividade foi capacitar e atualizar os agentes penitenciários com técnicas de primeiros socorros ligadas ao ambiente carcerário e para possíveis situações emergenciais, como incêndios ou motins nos presídios.Com uma carga horária de 40 horas, o curso foi dividido em três módulos: Prevenção e Combate a Incêndio, Atendimento Pré-Hospitalar (APH) ao Traumatizado e APH Tático.

“Nesta ação, os agentes aprenderam como definir o mapeamento de risco da unidade prisional em situações de crise como em rebeliões, incêndios e em casos de captura de reféns”, explicou o instrutor e coordenador do curso, Getúlio Álvaro, que é Agente de Segurança Penitenciária.

“Reconhecendo Gente que Faz +”

Paralelamente ao curso, na segunda edição do projeto de valorização do corpo funcional da Pasta, o chamado “Reconhecendo Gente que Faz +”, o servidor do CDP de Itapecerica da Serra recebeu um certificado pelo bom trabalho exercido na unidade, especialmente no setor de segurança e na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).

A ação também premiou o trabalho que Álvaro realiza como bombeiro voluntário e palestrante de primeiros socorros aos estudantes da rede pública de ensino de Embu-Guaçu.