AEAI exibe documentários focados na transexualidade

TRANSdocumenta é o terceiro evento da agenda de direitos humanos “O Mundo que Queremos”, com abertura dia 28 na capital paulista

dom, 17/06/2018 - 15h27 | Do Portal do Governo

Para debater os desafios da população LGBTI+, a Assessoria Especial para Assuntos Internacionais (AEAI) do governo do Estado de São Paulo e a Rede Brasil do Pacto Global (ONU) apresentam a mostra TRANSdocumenta.

Com foco nas questões da transexualidade, a mostra exibe, de 28 de junho a 9 de julho, uma série de documentários e filmes de longa e curta metragem, nacionais e estrangeiros, sobre os desafios da população LGBTI+ . Além da exibição dos filmes, a mostra vai reunir atividades culturais, rodas de conversa, pocket shows, lançamento de projetos e o Ocupa Diversa, feira de empreendedores LGBTI+.

O Brasil lidera o ranking de países com mais registros de homicídios de pessoas trans; os assassinatos e suicídios (notificados) de pessoas LGBTI+s no país cresceram 30% entre 2016 e 2017, liderado pelo Estado de São Paulo com 59 mortes; 191 travestis e transexuais foram mortas no último ano e a expectativa de vida de uma pessoa trans é de apenas 35 anos.

A abertura da TRANSdocumenta acontece na Red Bull Station, em 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBTI+. Na abertura, será lançado o projeto Memórias da Diversidade, do Museu da Diversidade Sexual, com depoimentos de pessoas LGBTIs com mais de 65 anos de idade.

Em seguida, será exibido o primeiro curta da mostra, “Estamos todos aqui”, produzido por Chico Santos e Rafael Mellin. Chico e Rafael estarão presentes na abertura para um bate papo sobre a produção do filme. Um coquetel para os participantes será servido na sequência do bate papo.

“Queremos fazer uma ação de sensibilização onde as pessoas trans estejam envolvidas não só na teoria, mas estejam conosco de forma atuante, como participantes, e também como parte dos serviços contratados para os eventos”, afirma Andrey Brito, Coordenador de Cooperação Internacional do Estado de São Paulo.

Para o secretário executivo do Pacto Global, Carlo Pereira, o debate desta temática perpassa os princípios do Pacto Global e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): “A TRANSmostra traz à luz uma questão que precisa ser insistentemente discutida, não só no âmbito social, mas sob o ponto de vista econômico e de garantia de direitos como saúde, trabalho, educação, reconhecidos pela Declaração Universal e presentes nos ODS”.

Os ODS são um conjunto de metas globais adotado pela ONU em setembro de 2015 com prazo para implementação até 2030.

A mostra é a terceira iniciativa da agenda de direitos humanos “O Mundo que Queremos”. O #SmashTheGlass na Pinacoteca, com foco no empoderamento feminino, e o “Abolição – 130 anos depois” no Museu Afro Brasil, que abordou a abolição da escravatura e os atuais desafios da população negra, foram os primeiros eventos da agenda.

O Mundo Que Queremos

A Assessoria Especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado de São Paulo e a Rede Brasil do Pacto Global promovem ao longo deste ano a agenda “O Mundo Que Queremos”, que comemora os 70 anos da Declaração Universal do Direitos Humanos, assinada pela ONU em 10 de dezembro de 1948.

O #SmashTheGlass, que tratou a igualdade de gênero e violência contra a mulher, e o “Abolição – 130 anos depois”, com foco na população negra e igualdade racial, foram as primeiras ações da agenda.

Programação da mostra TRANSdocumenta

28/06 (quinta-feira)

Abertura da Mostra no “Dia do Orgulho LGBTI”
Lançamento do projeto “Memórias da Diversidade”
Lançamento da “Ocupa Diversa”
Empregabilidade Trans
Exibição do documentário “Estamos todos aqui” e conversa com os diretores Chico Santos e Rafael Mellin
Coquetel com pocket show (artista a confirmar)
Exposição de fotografias
Local: Red Bull Station

29/06 (sexta-feira)

Exibição do documentário “Last chance” (Última Chance)
Local: Museu da Diversidade Sexual

30/06 (sábado)

Exibição do documentário “Meu nome é Jacque”
Exibição do documentário “Auf der anderen Seite” (Do outro lado)
Local: Museu da Diversidade Sexual

01/07 (domingo)

13h Exibição do documentário “Meu corpo é político”
Conversa com a diretora Alice Riff
16h Exibição do documentário “Transit Havana”
Local: Casa das Rosas

05/07 (quinta-feira)

20h Exibição ao ar livre do documentário “My prairie home” (Meu Lar nas Pradarias)
Local: Casa das Rosas

09/07 (segunda-feira) – Encerramento da Mostra

Exibição do documentário “Quarto Camarim”
Exibição do documentário “Transit Havana”
Local: MIS – Museu da Imagem e do Som
Festa Colaborativa
Exposição de fotografias
Local: Tokyo SP (a confirmar)