Acordo Ambiental SP é tema do SP Global Meetings

Representantes discutiram as mudanças climáticas e a liderança do Estado de SP na elaboração de estratégias contra o aquecimento global

ter, 20/10/2020 - 16h40 | Do Portal do Governo

O secretário de Relações Internacionais do Governo de São Paulo, Julio Serson, recebeu para a edição desta segunda-feira (19) do SP Global Meetings a representante do PNUMA no Brasil, Denise Hamú, o encarregado de Negócios da Embaixada da França no Brasil, Gilles Pecassou, a cônsul-geral Interina do Reino Unido em São Paulo, Lisa Weedon, e a diretora-presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Patrícia Iglecias, para discutir a agenda climática e a importância do Acordo Ambiental de São Paulo no cenário internacional.

“O estado de São Paulo tem políticas ambientais diferenciadas do restante do Brasil. Claro, somos parte da federação, somos um Estado subnacional, mas em nosso Estado temos uma política específica de desenvolvimento sustentável, de preservação ambiental e de valorização da biodiversidade”, afirmou o Secretário Julio Serson.

A presidente da CETESB, Patrícia Iglecias, explicou que a assinatura do Acordo de Paris, em 2015, deu maior protagonismo aos estados subnacionais nas questões ambientais e que o Acordo Ambiental São Paulo colocou o Estado à frente de outros atores subnacionais em relação às medidas para redução das mudanças climáticas, e colocou a iniciativa privada na mesa de discussão.

“São Paulo trouxe empresas para uma agenda positiva no que diz respeito às mudanças climáticas. O setor privado tem atuado ricamente nesse sentido, buscando atender a agenda de meio ambiente, social e de governança de uma forma muito ativa. Então, ano passado, às vésperas de COP de Madrid buscamos traçar o desenho do Acordo Ambiental SP com objetivos muito claros, com possibilidades reais de redução dos gases de efeito estufa, levando critérios para que as empresas situadas em São Paulo ou que mantêm relação com o nosso Estado, pudessem apresentar seus dados por meio do envio de informações anuais, com metas para os avanços necessários com relação à redução das emissões”, concluiu.

A representante do PNUMA, Denise Hamú, concordou que o setor econômico é uma das bases do desenvolvimento sustentável. “Nós queremos uma equação ganha-ganha. O setor privado é fundamental. Existe hoje consumidores muito mais exigentes que querem saber a origem dos produtos, que tem promovido uma série de mudanças nas empresas. Temos que ter um consumo consciente, uma produção sustentável. Tem que haver essa interação, colaboração, interdependência e complementariedade dos setores econômicos que nós temos. E, principalmente, ter as empresas muito engajadas e comprometidas com a mudança”, concluiu.

Gilles Pecassou lembrou que a assinatura do Acordo de Paris foi um marco importante para a agenda ambiental, mas ressaltou que a luta para combater as mudanças climáticas deve ser constante. “A assinatura desse acordo foi com certeza foi um momento histórico, mas a luta pelo clima precisa de mais do que um momento. Precisa de constância, duração e mobilização de todos os atores envolvidos”, pontuo Pecassou.

Lisa Weedon, cônsul-geral interina do Reino Unido, concorda e pondera que durante a COP 26, que acontecerá na cidade de Glasgow, no próximo ano, será essencial para que os trechos finais do Acordo de Paris sejam negociados e assinados. “A COP 26 será bem-sucedida se conseguirmos concluir as negociações dos trechos finais do Acordo de Paris. Mas, principalmente, se conseguirmos dar uma guinada para implementação de ação no mundo real, ou seja, tirar o Acordo de Paris do papel”, afirmou Weedon.

Acordo Ambiental de São Paulo

Tem como objetivo incentivar empresas paulistas a assumirem compromissos voluntários de redução de emissão de gases de efeito estufa, a fim de limitar o aquecimento global em até 2ºC – e, com isso, evitar consequências catastróficas para as pessoas e o planeta. A adesão é voluntária e renovada automaticamente até 2030. Atualmente 130 empresas aderiam ao acordo.

SP Global Meetings

O SP Global Meetings é uma série de webinários que tem reunido especialistas, nacionais e internacionais, para discutir temas importantes para o Brasil. Os encontros, virtuais, são transmitidos Youtube do Governo de São Paulo (@youtube.com/governosp).