Ações marcam Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher

Transportes Metropolitanos, Fundo Social e Prodesp levam informação para passageiras na Estação Brás

seg, 25/11/2019 - 12h18 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira (25), Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, a Secretaria de Transportes Metropolitanos faz uma ação na Estação Brás com o objetivo de difundir informação e chamar atenção para esse tema, incentivando as mulheres a buscar ajuda, denunciar e também inibir o agressor.

Voluntários vão orientar as mulheres com dicas de segurança, saúde e educação financeira. A violência contra a mulher é um dos grandes desafios dos direitos humanos e afeta mulheres independentemente de cor, raça e classe social.

A iniciativa é uma parceria da STM com o Fundo Social de São Paulo (Fussp) e com a Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), que lançaram este ano a plataforma SOS Mulher. Desenvolvida pela Prodesp, a plataforma disponibiliza informações sobre segurança, saúde e independência financeira para mulheres em risco de sofrer violência doméstica.

O site também incentiva o compartilhamento do conteúdo via redes sociais e aplicativos de mensagens para que as informações atinjam o maior número possível de mulheres, além de disponibilizar links para o aplicativo SOS Mulher, idealizado pela Polícia Militar, e detalhes sobre todos os serviços de apoio à mulher no Estado de São Paulo.

Terminais

Também na segunda-feira, os passageiros do Terminal Jabaquara da EMTU vão poder participar, até as 14h, de uma roda de conversa com o Bem Quer Mulher (BQM), um programa criado em 2004 com apoio da ONU Mulheres. As agentes do BQM vão esclarecer dúvidas, acolher e orientar as passageiras. A ideia é transformar medos e receios em confiança e superação. As vítimas que quiserem podem ser encaminhadas a um dos centros de atendimento nos bairros Jabaquara e Itaim Paulista para avaliações psicológicas.

No Terminal Diadema, representantes da Casa Beth Lobo vão conversar, das 14h às 16h, com os passageiros para esclarecer dúvidas sobre os direitos da mulher. Se for o caso, vítimas serão encaminhadas para a sede da instituição que, há 21 anos, auxilia pessoas em situação de agressão e perigo.

Transporte

O Metrô e a CPTM são pioneiros na realização de campanhas de conscientização contra assédio sexual no transporte público, o que proporcionou um aumento no número de casos registrados. Em 2010, o Metrô e a CPTM tiveram 54 e 53 denúncias de crimes sexuais, respectivamente. Em 2014, ano da primeira campanha do tipo na rede sobre trilhos, o Metrô teve 120 denúncias e na CPTM foram 78. Em 2018, foram registradas 137 denúncias no Metrô e 131 na CPTM.

O Metrô e a CPTM têm agentes de estação e de segurança, preparados e treinados para atender e acolher as vítimas, orientar e oferecer a possibilidade de encaminhamento às delegacias especializadas.

A rede de transporte sobre trilhos conta com câmeras que auxiliam no monitoramento e identificação de suspeitos. A tecnologia também é empregada em favor dos passageiros que podem comunicar ocorrências pelo aplicativo Metrô Conecta (Metrô) ou via SMS-Denúncia, pelos telefones 97333-2252 (Metrô) e 97150-4949 (CPTM), colaborando com a ação dos seguranças para a detenção dos infratores. Além disso, campanhas nas redes sociais e mensagens sonoras nos trens e estações encorajam os passageiros a denunciarem.