Acidentes de trânsito caem 7% em janeiro no Estado de São Paulo

Foram poupadas 35 vidas, revela o Infosiga; maior número de mortes ocorreu entre jovens do sexo masculino com idades entre 18 e 24 anos

qua, 22/02/2017 - 13h16 | Do Portal do Governo
DownloadJosé Luís da Conceição
A meta do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito é reduzir pela metade o número de vítimas até 2020

O número de mortes em acidentes no trânsito caiu mais uma vez no mês de janeiro, confirmando a tendência de queda verificada no ano passado. A redução foi de 7% em relação ao mesmo mês em 2016, segundo o Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo).

Como resultado, foram poupadas 35 vidas no período. Em 2016, a tendência de queda já havia sido confirmada, quando os números registraram 340 mortes a menos do que no ano anterior. O número de acidentes de trânsito com vítimas em janeiro deste ano, por sua vez, caiu 3%, em decorrência do aumento de fiscalização da chamada Lei Seca.

O maior número de mortes em janeiro ocorreu entre jovens do sexo masculino com idades entre 18 e 24 anos. Motociclistas e pedestres estão entre as vítimas mais frequentes.

Mais segurança
A meta do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, criado pelo Governo do Estado, com base em iniciativa da Organização das Nações Unidas, denominada de “Década de Ação pela Segurança Viária”, é reduzir pela metade o número de vítimas até 2020.

A coordenação do comitê gestor do movimento está a cargo da Secretaria de Governo. Fazem parte de sua composição outras nove secretarias estaduais: Casa Civil, Segurança Pública, Logística e Transportes, Saúde, Direitos da Pessoa com Deficiência, Educação, Transportes Metropolitanos, Planejamento e Gestão e Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. Empresas e organizações da sociedade civil também participam do movimento.

Todo cidadão pode acompanhar a situação dos acidentes de trânsito pelo Infosiga. O sistema permite ao governo estadual acompanhar as tendências de modo a intervir com iniciativas para aumentar a segurança no trânsito.