Acervo dos Palácios do Governo de SP promove XV Encontro de Museus

Dias 4 e 5 de novembro acontece edição online com o tema “Museus Brasileiros e Agendas Sustentáveis”

qui, 28/10/2021 - 17h10 | Do Portal do Governo

O Acervo dos Palácios do Governo de São Paulo realiza nos dias 4 e 5 de novembro o XV Encontro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas, que nesta edição, com programação online, tem como tema “Museus Brasileiros e Agendas Sustentáveis”. Para participar basta se inscrever através do site: http://www.acervo.sp.gov.br/inscricao2021.html.

Serão dois dias de apresentações, debates e painéis temáticos com diversos especialistas. A programação de quinta-feira (4) começa às 18h, com apresentação e mediação de painéis, contando com a participação de Luciana Latarini Ginezi, Diretora do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina. A abertura terá Ana Cristina Carvalho, Curadora do Acervo Artístico.

A partir das 18h25, acontece o painel 1 com o tema sustentabilidade nos museus: compreensão e inclusão, com a participação de António Ponte, Lucimara Letelier, Davidson Panis Kaseker e Gilberto Freyre Neto. Haverá ainda depoimento de Caitlin Southwick, do ICOM Grupo de Trabalho em Sustentabilidade e do fotográfo Valdir Cruz, realizador dos projetos “Faces of the Rainforest” e “Árvores de São Paulo”.

A sala de debate será uma novidade desta edição. Propondo um debate mais próximo entre os participantes, ela acontecerá ao final dos painéis, com mediação de Lucimara Letelier no primeiro dia.

Na sexta-feira (5), a apresentação e mediação dos painéis será feita por Luciana Latarini Ginezi. A abertura será com o embaixador Rubens Barbosa e com comentários de Ana Cristina Carvalho. O painel 2 discute a perspectiva interdisciplinar e multidimensional da sustentabilidade nos museus, com a participação de Ana Carla Cainha, Ana Paula Fava e Jurema Seckler.

Depoimentos serão de Rosaria Ono, Diretora do Museu do Ipiranga, e André Luiz Gomes Soares, do Museu do Estado de Pernambuco. O painel 3, sobre parcerias para ações sustentáveis, contará com Marlon da Costa Souza, Angelica Fabbri e Cristiane Alves e Cristina Moutela.

As salas de debate deste dia discutem conexões das agendas dos museus com a agenda 2030, mediado por Ana Paula Fava, e preservação dos espaços de memória, com Jurema Seckler. Confira a programação completa acessando o link: http://www.acervo.sp.gov.br/museus2021.html.