Ação #FocaNoTrânsito chega à região do Morumbi

Campanha alerta motoristas sobre a importância dos cuidados ao volante; dados mostram que 94% dos acidentes acontecem por falha humana

qui, 04/05/2017 - 19h17 | Do Portal do Governo

A região do Morumbi e o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, receberam nesta quinta-feira (4) a campanha de conscientização #FocaNoTrânsito, uma das ações do movimento mundial Maio Amarelo, que visa alertar a sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.

O projeto é fruto de uma parceria entre o Detran.SP, a Artesp e o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito e envolve mais de 400 iniciativas em diversos municípios paulistas usando a hashtag #FocaNotrânsito, com imagens do animal em várias situações no tráfego de ruas e avenidas.

“Hoje, 94% dos acidentes com mortes são originários de falhas humanas. Então é preciso todo o cuidado, usar o cinto de segurança e não usar o celular enquanto dirige”, afirmou o governador Geraldo Alckmin. “Cuidar do trânsito é cuidar saúde e da vida das pessoas”.

Para cativar a atenção da população sobre a importância do tema, pessoas fantasiadas de foca circularão por espaços públicos e privados para estimular as práticas seguras em ruas e rodovias.

A cada semana serão abordados temas diferentes, como o uso do cinto de segurança, inclusive no banco traseiro; não dirigir após ingerir bebidas alcoólicas; respeitar os limites de velocidade; e não usar o celular, tanto para os motoristas ao dirigir, como para os pedestres, ao atravessar a rua.

Falta do cinto de segurança   
Em dezembro de 2014, outra pesquisa indicava que 46% dos passageiros que viajavam no banco de trás não usavam o cinto de segurança na época. No segundo semestre de 2016, esse número aumentou para 65%.

Em outro levantamento, a Artesp verificou que 57,4% das vítimas fatais do banco traseiro estavam sem o cinto de segurança, nos acidentes verificados entre janeiro de 2012 e junho de 2016, nas rodovias sob concessão.

Saiba mais sobre a campanha no site www.focanotransito.com.br.