Ação do Governo de SP inibem entrada de ilícitos em unidades prisionais

Equipamentos de revista têm coibido a inserção de entorpecentes e celulares

seg, 30/12/2019 - 17h26 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/SAP
Equipamento utilizado para a inspeção de visitantes em unidades prisionais

O êxito do funcionamento dos aparelhos de revista e inspeção, aliado ao profissionalismo dos agentes de segurança penitenciária, tem inibido as tentativas de infração cometidas por visitantes nas detenções de todo o Estado de São Paulo. A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), faz um balanço positivo do decorrer deste ano.

Na capital e Região Metropolitana de São Paulo, foi registrada a apreensão de 417 ilícitos com visitantes, até novembro. Em comparação com o mesmo período de 2018, o número de apreensões diminuiu em 21%.

Na Baixada Santista, por exemplo, também até o mês de novembro, foram registradas 72 ocorrências de familiares de presos barrados ao tentarem entrar com drogas em presídios. Em comparação com o mesmo período em 2018, quando houve 114 ocorrências de visitas carregando alucinógenos, o número de apreensões de drogas diminuiu em 36%.

O índice de visitantes surpreendidos com celulares na portaria dos presídios da região também declinou. Até novembro deste ano, foram 12 flagrantes, enquanto que no mesmo período do ano passado foram 24.

Entre os equipamentos utilizados para a inspeção de visitantes estão os detectores de metal de alta sensibilidade e os bodyscanners, presentes nas unidades prisionais do Estado. A partir da instalação dos escâneres, em 2017, foi possível realizar as revistas em visitantes por meio das imagens geradas pelos equipamentos, identificando possíveis ilícitos de maneira rápida e eficiente.

Quem é flagrado tentando adentrar unidades prisionais com material ilícito têm o nome suspenso do rol de visitas da SAP e são imediatamente encaminhadas para a Delegacia de Polícia, onde é lavrado o Boletim de Ocorrência. A direção dos presídios envia comunicados para a Vara de Execuções Criminais, além de instaurar Procedimento Disciplinar Apuratório para averiguar o caso.