Ação da PM desmonta refinaria de drogas em Paraisópolis

Operação Integrada Morumbi, que até o momento já abordou 214 pessoas, deve se estender até a madrugada desta quarta-feira (3)

ter, 02/04/2019 - 13h11 | Do Portal do Governo

A Operação Integrada Morumbi, que envolve ações das polícias Militar e Civil na região visando coibir crimes e reduzir ainda mais os indicadores criminais, acontece desde às 5h30 desta terça-feira (2).

Em coletiva de imprensa, o comandante da ação, tenente-coronel Aleksander Toaldo Lacerda, apresentou os resultados parciais dos trabalhos policiais que, até o momento, já localizaram uma refinaria se drogas, em Paraisópolis, e a abordou 214 pessoas.

Os trabalhos realizados hoje na região também possibilitaram a prisão de quatro pessoas, uma delas procurada pela Justiça. Além disso, 54 veículos de duas e quatro rodas foram vistoriados e 257 autos de infração registrados no período. Segundo o coronel, a operação terá uma segunda fase à tarde e deve se estender até a madrugada de amanhã (3).

“A ação de hoje veio somar com outras pontuais que estão sendo realizadas desde o início do ano na região do Morumbi e que foram intensificadas no mês de março”, destacou o tenente-coronel, que também aproveitou a oportunidade para enfatizar que os trabalhos policiais permitiram a redução dos indicadores de roubos em geral, bem como roubos e furtos de veículo no primeiro bimestre do ano.

Outro ponto abordado pelo comandante na coletiva foi a integração das polícias para executar os trabalhos de policiamento ostensivo. “Sempre estive próximo da Polícia Civil trocando informações. Por meio de inteligência policial, incluindo o Disque-denúncia e o Fotocrim, identificamos autores de delitos, entre eles de tráfico de entorpecentes, e também de foragidos da Justiça. Com estas informações, distribuímos fotos para as equipes de policiamento realizarem incursões”, explicou.

Além das investigações em andamento e trabalho de inteligência, para a realização da Operação Morumbi Integrada, a Polícia Civil aumentou o seu efetivo nos 34°e 89° distritos policiais, responsáveis pela região, para que as ocorrências de hoje fossem apresentadas e registradas nas delegacias.

Participam da ação mais de 500 policiais militares e civis, com o apoio de 195 viaturas e um helicóptero, integrantes de várias unidades policiais, como: 16º BPM/M (batalhão territorial), ROTA (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), Polícia de Choque, incluindo o Regimento de Cavalaria, o COE (Comandos e Operações Especiais), a ROCAM (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas, do 2º BPChq) e o Canil, além do policiamento de trânsito e do CAv (Comando de Aviação), bem como o 34º e 89° distritos policiais.