Abertas inscrições para Olimpíada Brasileira de Robótica

Vai até 18 de maio o prazo para estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) se inscreverem na Olimpíada Brasileira de Robótica

seg, 14/05/2018 - 10h29 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação
Podem participar os alunos dos Ensinos Fundamental, Médio e Técnico que completem até 19 anos em 2018

Vai até o dia 18 de maio o prazo para estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) se inscreverem na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

Acesse o site para mais informações sobre as inscrições.

Estão habilitados para competir os alunos dos Ensinos Fundamental, Médio e Técnico que completem até 19 anos em 2018. A coordenação nacional desta edição é da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A OBR é dividida em duas modalidades: prática e teórica. A modalidade teórica tem duas fases e não requer conhecimento específico de robótica. Na primeira etapa, o aluno faz a prova na escola que frequenta. Na segunda, a prova é realizada nas sedes regionais da OBR.

Já a modalidade prática consiste em resolver um desafio. Equipes de até quatro estudantes precisam construir um robô autônomo que deve resgatar vítimas em um terreno acidentado.

As etapas regionais e estaduais acontecem entre junho e setembro. A primeira fase será realizada no dia 8 de junho e a segunda, em 24 de agosto. A fase nacional está programada para o período de 6 a 9 de novembro, em João Pessoa, na Paraíba.

Neste ano, a novidade fica por conta do “nível zero”, direcionado a alunos com idade entre 6 e 8 anos. Em 2017, a organização registrou 142 mil alunos inscritos, um aumento de 28% em relação ao ano anterior. A OBR tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).