Abertas inscrições para Encontro de Memórias da Educação Profissional

Interessados devem se inscrever gratuitamente por e-mail para o evento que ocorre em 20 e 21 de setembro, na sede do CPS, em São Paulo

seg, 13/08/2018 - 20h15 | Do Portal do Governo

Vai até 1º de setembro o prazo para se inscrever na sexta edição do Encontro de Memórias e História da Educação Profissional, promovido pelo Centro Paula Souza (CPS). Os interessados podem aderir exclusivamente pelo e-mail: centrodememoria@cps.sp.gov.br.

Direcionado a alunos, professores, pesquisadores e bibliotecários de instituições de Ensino Técnico e Tecnológico de todo o Brasil, o encontro tem como objetivo preservar a memória e possibilitar a troca de experiências entre diferentes institutos educacionais.

As pesquisas apresentadas devem contribuir para o desenvolvimento de ações de cidadania e políticas voltadas ao aprimoramento do Ensino Profissional no país. O tema desta edição é Concepções, Rupturas e Permanências. O evento será realizado nos dias 20 e 21 de setembro, na sede do Centro Paula Souza, no centro da capital.

Nesta edição, serão apresentados estudos relacionados a três eixos temáticos: Organização, preservação e difusão da memória em instituições de educação profissional; Os lugares dos acervos (arquivísticos, bibliográficos e museológicos) da educação profissional no espaço escolar; e Arquivos, informação e gestão de documentos nas escolas e em seus centros de memória para estudos e pesquisas sobre a história da educação profissional, a história institucional e a história local. Confira a programação.

Jubileu de estanho

O evento comemora 10 anos de curadorias nos centros de memória da instituição. O Centro Paula Souza conta hoje com 18 centros, localizados nas Etecs de Amparo, Campinas (Bento Quirino), capital (Carlos de Campos, Getúlio Vargas, José Rocha Mendes e antiga sede do CPS), Franca (Dr. Júlio Cardoso), Limeira, Jacareí, Matão, Mirassol, Mogi Mirim, Orlândia, Penápolis, Pindamonhangaba, Santos (Dona Escolástica Rosa), São José do Rio Preto e Sorocaba (Fernando Prestes).