Abertas inscrições do programa Escola de Inovadores para 47 turmas

Para participar do processo de seleção do curso de extensão gratuito de empreendedorismo, candidato deve apresentar proposta de negócio

qui, 05/03/2020 - 20h25 | Do Portal do Governo

Ensinar pessoas com espírito empreendedor a transformar ideias inovadoras em startups. Este é o objetivo do curso de extensão gratuito Escola de Inovadores do Centro Paula Souza (CPS), organizado pela Inova CPS, que está com inscrições abertas até dia 27 de março.

Neste primeiro semestre, o programa oferece 47 turmas, em 49 unidades, incluindo Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais de 40 municípios.

As atividades ocorrem nas cidades de Americana, Araras, Assis, Bauru, Bebedouro, Birigui, Campinas, Cândido Mota, Capital (Bom Retiro, Butantã, Campos Elísios, Jaraguá, Jardim Satélite, Mooca, Raposo Tavares, São Mateus, Tatuapé e Vila União), Carapicuíba, Dracena, Ferraz de Vasconcelos, Franca, Garça, Guaratinguetá, Ibaté, Ibitinga, Indaiatuba, Itapetininga, Itatiba, Jaboticabal, Jales, Jaú, Leme, Lorena, Mairinque, Mauá, Mogi das Cruzes, Pindamonhangaba, Piraju, Santana de Parnaíba, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Roque, São Sebastião, Sertãozinho, Sorocaba e Tatuí.

As inscrições para o processo de seleção são gratuitas e devem ser feitas pela internet. Para participar, o candidato precisa apresentar um projeto de empreendedorismo que será avaliado com base em critérios como inovação, viabilidade técnica e potencial mercadológico. Serão selecionados de 10 a 25 projetos – com até três integrantes cada um – por unidade.

A relação de aprovados será divulgada entre os dias 6 e 8 de abril no site das unidades participantes. O início das aulas também está previsto para o mês de abril, conforme o cronograma de cada localidade.

Fábrica de startups

Com duração de 40 horas, distribuídas em dez encontros presenciais, o curso aborda temas como gestão empresarial básica, design thinking, prototipagem, Canvas, marketing, tecnologia aplicada aos negócios, finanças e mercados. Durante as atividades, o participante também receberá mentoria na construção do seu plano de negócios.

Ao final, as propostas de startups serão apresentadas a empresários, instituições do poder público e representantes de ambientes de inovação, como incubadoras, parques tecnológicos e espaços de coworking, com o intuito de gerar parcerias e oportunidades de negócios. Confira o edital.