IPEM-SP encontra irregularidades em botijões de gás de cozinha

Fiscais encontraram até 763 gramas a menos do produto; operação examinou 27 lotes e três (11%) apresentaram algum tipo de falha

ter, 09/05/2017 - 11h34 | Do Portal do Governo

Durante fiscalização especial nos depósitos de distribuição de gás de cozinha, os fiscais do IPEM-SP constataram irregularidades: até 763 gramas a menos de gás dentro do botijão.

Ao todo, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo examinou 27 lotes de botijões de gás e encontrou irregularidades em três (11%) deles. A operação especial foi realizada na quarta-feira (3) nas cidades de Bauru, Catanduva, Mauá, Paulínia, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos e Sorocaba.

O maior erro encontrado foi no depósito Park Comércio de Gás Ltda, em Sorocaba. Um botijão de 13 kg apresentou 763 gramas a menos do produto. Já no depósito São Carlos Comércio de Gás Ltda, em São Carlos, os fiscais constataram a falta de 498 gramas do produto também em um botijão de 13 kg. Foram vistoriadas 32 unidades de botijões.

Veja os locais vistoriados e todas as irregularidades aqui.

Outra irregularidade encontrada foi em Ribeirão Preto. O recipiente vazio do botijão de gás estava acima do tolerado. No caso, 398 gramas a mais, com prejuízo ao consumidor, de forma indireta. As empresas autuadas terão dez dias para apresentar defesa junto ao instituto. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

Clique aqui para entrar em contato com a Ouvidoria e efetuar uma denúncia.