200 mil usuários devem passar pelas travessias litorâneas neste feriado

Novos Painéis de Mensagem Variável reforçam comunicação com motoristas; serviço mais procurado deverá ser Travessia Santos/Guarujá

qui, 14/11/2019 - 18h25 | Do Portal do Governo

A Operação Proclamação da República 2019 nas Travessias Litorâneas do Estado terá início à 0h desta sexta-feira (15) e segue até as 24h de domingo (17). Neste período, são esperados quase 200 mil usuários, entre automóveis, motos, caminhões, bicicletas e pedestres, em todos os sistemas dos litorais centro, norte e sul.

O serviço mais procurado deverá ser a Travessia Santos/Guarujá, onde há a expectativa de receber mais de 78 mil usuários, entre os quais 60 mil veículos. O segundo serviço com maior movimento deve ser a Travessia São Sebastião/Ilhabela, no Litoral Norte, com previsão de mais de 42 mil usuários, sendo quase 18 mil veículos.

A Dersa orienta que os usuários programem a viagem com antecedência e consultem os canais de comunicação da Empresa para se informar sobre a situação de momento nas oito travessias do Estado. Para isso, são disponibilizados o site www.dersa.sp.gov.br, o perfil no Twitter @travessiasdersa, o telefone 0800 7733 711 e o App Travessias, lançado este ano e totalmente gratuito. No aplicativo, é possível saber o tempo para embarque, quantas embarcações estão em operação, situação climática e ter acesso às imagens de câmeras.

Além disso, os usuários contam com mais uma novidade: 30 Painéis de Mensagem Variável (PMVs) instalados em pontos estratégicos dos viários de acesso às balsas. Nestes equipamentos, são inseridas mensagens de orientação aos motoristas e avisos importantes, como passagem de navios e condições de maré, por exemplo, que podem interferir na operação do serviço, além de informar sobre os tempos estimados para embarque.

Reformas e manutenções

Em 2019 a Dersa implantou o Novo Programa de Reformas e Manutenções, que já entregou oito embarcações remodeladas. Outras quatro devem ser entregues até o fim do ano.

Para garantir agilidade na oferta de embarcações à população, as manutenções ocorrem também em período noturno, outra novidade deste ano. Antes elas eram feitas apenas de segunda a sexta-feira e em horário comercial. No período noturno, geralmente de baixa demanda, os reparos se dão sem atrapalhar a operação.

Toda a Operação Proclamação da República 2019 será monitorada pelo Centro de Controle Operacional (CCO), 24 horas por dia, com a utilização de sistemas que fornecem previsões horárias da demanda de usuários e veículos, além de fazer o acompanhamento da entrada e saída de navios no canal do Porto. O CCO dispõe de 133 câmeras instaladas nas oito travessias. Ao todo, serão mais de 900 profissionais envolvidos em diversas áreas.