Paixão nacional: Dia do futebol é celebrado nesta quarta (19)

Inaugurado em 2008, Museu do Futebol guarda histórias, trajetórias e curiosidades das principais conquistas brasileiras nos gramados

qua, 19/07/2017 - 15h05 | Do Portal do Governo
DownloadGilberto Marques/A2img
Museu do Futebol oferece quinze salas dedicas ao tema, com as conquistas e momentos marcantes da seleção brasileira

O futebol sabidamente é o esporte mais popular no Brasil e um dos mais praticados no mundo. A qualidade dos jogadores brasileiros é reconhecida mundialmente e frequentemente a seleção canarinho está no centro das atenções das competições mundiais.

Atualmente, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking da FIFA, atrás da Alemanha, e já está com vaga garantida na próxima Copa do Mundo, em 2018 na Rússia. Além de ser a única seleção que disputou todas as edições do mundial, desde 1930, e a maior vencedora, com cinco títulos conquistados.

Esta trajetória vitoriosa é marcada por muitas histórias. Para homenagear o esporte, o dia 19 de julho foi eleito como o Dia Nacional do Futebol. E em 2008 foi inaugurado o Museu do Futebol, que guarda essas histórias, trajetórias e curiosidades em quinze salas dedicadas ao tema.

Em uma área de 6 mil m², os visitantes podem conhecer mais sobre essa história e entender porque no Brasil o futebol é mais do que apenas um esporte. É um patrimônio, parte da cultura e da identidade brasileiras.

Alguns nomes das salas do Museu já dizem tudo. A Sala das Copas do Mundo apresenta todas as conquistas e detalhes de todas as Copas.

A Sala dos Números e Curiosidades apresenta as regras, recordes e frases engraçadas que marcaram o futebol nacional. Já a Sala Dança do Futebol exibe filmes para quem gosta de rever as jogadas espetaculares. E a Sala Jogo de Corpo apresenta um espaço para brincadeiras com campinho virtual.

O Museu do Futebol espera os visitantes com os portões abertos e com todas as salas disponíveis para visitação.

O dia 19 de julho foi a data escolhida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ainda em 1976. Uma homenagem ao primeiro time registrado no Brasil, o Sport Clube Rio Grande, fundado em 1900. E é o que está mais tempo em atividade no país.