Confira o funcionamento dos serviços estaduais no feriado de Corpus Christi

Postos de doação da Fundação Pró-Sangue terão rotina diferenciada nesta quinta-feira (3); unidades do Poupatempo fecham em 64 cidades

qua, 02/06/2021 - 15h21 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira (3) é comemorado o feriado de Corpus Christi em todo o território nacional. Com isso, alguns serviços estaduais em SP podem ter horários de funcionamento alterados nesta data. Veja abaixo o que abre e o que fecha e se programe.

Veja também
Site Vacina Já faz pré-cadastro da imunização contra COVID-19
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

Vale lembrar que o Estado está na fase de transição do Plano SP até o dia 13 de junho para retomada gradativa da economia. Neste período, com o recuo gradual de indicadores de casos, internações e mortes por COVID-19, o Governo do Estado fixou horário estendido das 6h às 21h para atendimento presencial limitado a 40% de capacidade em comércios e serviços não essenciais.

O resumo com as medidas anunciadas pelo Governo de São Paulo está disponível na página do Plano SP.

Saúde

Durante o feriado prolongado de Corpus Christi em todo o estado, os hospitais estaduais manterão o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros como nos setores de internação e centros cirúrgicos.

O Centro de Referência ao Idoso (CRI Norte) não abrirá na quinta-feira (3), retomando atendimento normal na sexta-feira (4). O Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) na zona Leste manterá expediente habitual em todo o feriado.

Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) funcionam com atendimentos programados e organizaram suas agendas considerando o feriado da quinta-feira (3), com expediente normal na sexta (4).

Na quinta-feira (4) as unidades da Farmácia Dose Certa estarão funcionando normalmente exceto as unidades do Mandaqui e Pedreira, que estarão fechadas. Na sexta-feira (4) todas manterão expediente. As Farmácias de Alto custo manterão funcionamento conforme a tabela.

Os postos de doação da Fundação Pró-Sangue também terão rotina diferenciada. O Posto Clínicas mantém funcionamento das 8h às 18h na quinta e sexta-feira, os demais trabalharão da seguinte forma:

Dia 03/06 (quinta-feira):
Posto Dante: das 8 às 13h00
Posto Mandaqui: das 8 às 16h30
Posto Osasco: das 8 às 16h30
Posto Stella: FECHADO
Posto Barueri: FECHADO

Dia 04/06 (sexta-feira):
Posto Dante: das 8 às 13h00
Posto Mandaqui: das 8 às 16h30
Posto Osasco: das 8 às 16h30
Posto Stella: das 8 às 16h00
Posto Barueri: FECHADO

Poupatempo

Nesta quinta, as unidades do Poupatempo em 64 cidades, que também oferecem serviços do órgão estadual de trânsito (Detran.SP), estarão fechadas, devido à celebração de Corpus Christi. As atividades serão retomadas normalmente na sexta-feira (4), com exceção dos postos que, por força de decretos municipais, adotaram medidas mais restritivas de combate à pandemia.

Em outros 13 municípios, como a capital paulista, Araçatuba, Araraquara, Araras, Bragança Paulista, Cotia, Diadema, Mauá, Piracicaba, Santo André, São Bernardo do Campo, Sorocaba e Taboão da Serra, onde a comemoração foi antecipada para o mês de março, os postos funcionam normalmente, no horário habitual, com atendimento realizado mediante agendamento de data e horário.

Vale lembrar que pelo portal e aplicativo Poupatempo Digital os cidadãos têm à disposição mais de 130 serviços online, que podem ser feitos a qualquer hora e de onde estiver. Pelos canais também é possível fazer o agendamento (obrigatório) para os serviços presenciais.

O atendimento digital já é responsável por cerca de 85% dos serviços do Poupatempo. Entre os mais procurados, estão pesquisa de pontuação, CNH, licenciamento (CRLV-e), funcionalidades da vacinação contra a Covid-19, emissão do Atestado de Antecedentes Criminais, consulta de IPVA, entre outros.

Para auxiliar cidadãos que tenham dúvidas sobre como realizar o atendimento, o site do Poupatempo oferece 20 cartilhas com o passo a passo dos serviços mais procurados. Também está disponível uma série de 16 vídeos tutoriais, que podem ser acessados no portal ou no canal do programa no Youtube, pelo link www.youtube.com/poupatemposp.

A relação com os horários de funcionamento dos seis postos do Poupatempo da cidade de São Paulo (Alesp, Cidade Ademar, Itaquera, Lapa, Santo Amaro e Sé), e dos outros 12 que também estarão abertos no feriado de Corpus Christi, basta acessar www-poupatempo.sp.gov.br e clicar em “Locais de Atendimento”.

CPTM, Metrô e EMTU

Mesmo com o feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira Metrô, CPTM e EMTU vão circular com intervalo equivalente aos de dia útil. As concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, que operam as linhas 4-amarela e 5-Lilás, respectivamente, vão monitorar a operação durante o feriado e as equipes estarão prontas para fazer ajustes, se for necessário.

CPTM – As sete linhas da CPTM vão trabalhar com intervalos de dias úteis no feriado.

EMTU – Nesta quinta-feira e sexta-feira, as linhas intermunicipais da EMTU vão circular com escala horária de dia útil. A operação seguirá normal também nos demais dias do feriado prolongado, respeitando a tabela horária correspondente ao sábado e ao domingo também. Confira horários e itinerários no site www.emtu.sp.gov.br.

Metrô – As linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do Metrô vão manter a circulação dos trens como em dia útil. Nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás, operadas pela ViaQuatro e ViaMobilidade, respectivamente, a demanda será avaliada ininterruptamente ao longo de todo o período e as equipes estão preparadas para disponibilizar mais trens nas linhas, de acordo com a demanda.

Bikes – Os passageiros podem embarcar com suas bicicletas, no Metrô de segunda a sexta é permitido das 10h às 15h e das 21h até o final da operação, já na CPTM, ViaQuatro e ViaMobilidade de segunda a sexta das 10h às 16h e após as 21h, e todos os domingos e feriados durante todo o funcionamento nas linhas de metrô e da CPTM.

Sabesp

Nesta quinta-feira, o atendimento aos clientes da Sabesp permanecerá normal no Disque Sabesp, no atendimento online e no Poupatempo das localidades que optaram por adiantar o feriado, em março. A Sabesp destaca que as agências de atendimento da Companhia permanecem fechadas devido à pandemia.

· Central de atendimento telefônico – 195: funciona 24 horas, atendendo os casos emergenciais. Ligação gratuita.

· Disque Sabesp – 0800 055-0195: funcionamento das 7h às 21h nos dias 3 e 4 de junho e das 7h às 16h em 5 de junho; no domingo (6/6) não há atendimento.

· Desde o início da quarentena, as agências comerciais em todo o Estado permanecem fechadas devido à pandemia da Covid-19.

· Sabesp Soluções Ambientais – 0800 771 2482: o expediente será normal nos dias 3 e 4 de junho, das 8h às 18h. Não funciona aos sábados e domingos.
· Ouvidoria – 0800 055 0565: o atendimento segue normal, das 8h às 18h. O serviço não funciona aos sábados e domingos.
· Atendimento online: funciona normalmente das 8h às 21h.
· Agência Virtual (www.sabesp.com.br): disponível 24 horas por dia.
· Sabesp Mobile: disponível 24 horas por dia.

O Ganha Tempo Barueri e o Resolve Fácil Itapevi estarão fechados nos dias 03 e 04 de junho. As unidades do Descomplica continuam fechadas até nova determinação da Prefeitura de São Paulo.

Defesa Civil do Estado

A Defesa Civil do Estado de SP informa que manterá seu atendimento no feriado do dia 3 de junho por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências, pelo telefone 2193 8888.

Bom Prato

A Secretaria de Desenvolvimento Social informa que os restaurantes da rede Bom Prato abrem normalmente no feriado de 3 de junho.

O Governo do Estado prorrogou até o dia 31 de julho a gratuidade das refeições para as pessoas em situação de rua, devidamente cadastradas pelos municípios. A rede oferece três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar) em todas as 59 unidades do Bom Prato, inclusive aos finais de semana e feriados.

Fazenda

Nas cidades em que vai haver feriado, os postos da Fazenda fecham na quinta (3) e reabrem na próxima segunda-feira (7). Nos municípios que anteciparam o feriado, como a capital, o expediente será normal na quinta e sexta-feira.

JUCESP

No feriado os serviços funcionarão normalmente e estarão disponíveis nos canais digitais: www.institucional.jucesp.sp.org.br e Integrador Estadual (vreredesim.sp.gov.br/home).

PAT

Unidades do PAT seguirão as regras de cada município no feriado de 3 de junho.

CDHU

A CDHU antecipou o feriado de Corpus Christi e irá funcionar conforme as regras da fase atual do Plano SP, sem atendimento presencial ao público.