Univesp inova com entrega de diplomas digitais no primeiro trimestre de governo

Balanço do primeiro trimestre de 2019 foi marcado também por parcerias com universidades estaduais e Centro Paula Souza

qua, 10/04/2019 - 14h32 | Do Portal do Governo

A atual gestão da Univesp completa no próximo dia (10/04) seus primeiros 100 dias de Governo com a implementação de novas medidas para a universidade. Entre as ações foram destacadas a entrega dos diplomas digitais, por meio de parceria firmada com a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo (IMESP), seleção de 800 bolsistas da Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (Unicamp) e Universidade Júlio de Mesquita Filho (Unesp), que atuam como facilitadores, acordo com Centro Paula Souza (CPS) para a alocação de 80 tutores a distância, novo sistema de aplicação de provas, além do anúncio do vestibular para o segundo semestre de 2019.

Diploma Digital

Para agilizar o processo de emissão de diplomas, a Univesp fez parceria com a Imprensa Oficial do Estado para o envio de certificados. Os documentos dos concluintes da Univesp foram emitidos de forma efetiva e rápida. Os 173 alunos que colaram grau e os próximos formandos receberão seus diplomas via internet. Os profissionais da Secretaria de Registros Acadêmicos (SRA) preenchem todas as informações no Sistema Assina.SP, gerando o diploma que, em seguida, é assinado digitalmente pela coordenadora de registros acadêmicos, diretora acadêmica e presidente, autenticando a sua validade. Imediatamente, após o processo, o ex-aluno recebe um e-mail da imprensa oficial com um link para acesso ao documento, que pode ser impresso em qualquer impressora. De posse do diploma, também é possível recuperar o link por meio de um QR Code no verso, o que permite a verificação da autenticidade posteriormente. O diploma digital é reconhecido e normatizado pelo Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE) e pelo Ministério da Educação (MEC).

Seleção de Bolsistas

A Univesp firmou convênio com a USP, UNESP e Unicamp para a seleção de alunos de mestrado e doutorado das três universidades, interessados em participar do Programa “Formação Didático-Pedagógico para cursos na modalidade a distância”. Durante o período do Programa, com duração de seis meses, os estudantes atuam como facilitadores virtuais nos cursos de graduação da Univesp e receberão bolsas de R$ 1.500,00 e R$ 2.200,00, equivalente ao fomento que a Capes oferece. Foram classificados 800 bolsistas.

O objetivo é desenvolver habilidades relacionadas à prática didática-pedagógica do bolsista em cursos virtuais com a colaboração de um supervisor. Segundo o presidente da Univesp, professor Rodolfo Jardim de Azevedo, a ação é essencial para difundir a modalidade a distância no Estado. “Os bolsistas atuarão diretamente na plataforma virtual. Todos possuem conhecimento em profundidade necessária para auxiliar nossos alunos nas disciplinas ofertadas. A ação foi uma medida emergencial para suprir o déficit de apoio educacional que encontramos na Univesp”, explica.

Para participar do Programa, os bolsistas devem permanecer matriculados em cursos de pós-graduação das universidades, ter formação nas áreas relacionadas às disciplinas de graduação da Univesp e possuir disponibilidade de 12 horas semanais. A iniciativa faz parte de parceria com as instituições estaduais paulistas, iniciada na criação da Univesp, em 2012.

Vestibular 2019

No final de março (31/03), a Univesp anunciou o vestibular do 2º semestre da instituição. Serão ofertadas mais de cinco mil vagas em 183 polos da capital, litoral e interior, o maior vestibular em extensão territorial, e oferecidas as Licenciaturas em Letras (novo curso), Matemática e Pedagogia. As inscrições serão abertas a partir de maio. O início das aulas está previsto para agosto.

Segundo Azevedo, o planejamento do vestibular foi realizado de forma criteriosa e levou em consideração a demanda dos municípios, vocação regional e número de habitantes. “O vestibular do 2º semestre de 2019 será o de maior alcance territorial. A atual gestão está pautada em garantir uma educação de qualidade. Com a nova reformulação da Univesp, a partir de 2020, a oferta de vestibular será gradativa e em todos os 330 polos. A intenção é que todos os municípios com mais de 20 mil habitantes possam ter um polo. A Universidade ampliará o leque de cursos e haverá crescimento de forma planejada e organizada”, ressaltou.

Outra novidade para esse vestibular é reformulação da proposta educacional. Os ingressantes nas Licenciaturas cursarão um ano de ciclo básico, com opção de habilitação a partir do 2º ano em: Letras, Matemática e Pedagogia. “O aluno terá mais flexibilidade para a escolha, melhor entendimento de seu itinerário formativo, além de ter a integração com graduandos de outras habilitações, o que contribuirá para sua formação e no desenvolvimento de projetos integradores multidisciplinares”, afirma o presidente.

CPS aloca tutores a distância para o Curso de Tecnologia em Gestão Pública

No mês de fevereiro, o Centro Paula Souza (CPS) alocou 80 professores, que atuam como tutores a distância do Curso de Tecnologia em Gestão Pública, completando 100% do quadro de apoio pedagógico. Todos os profissionais são qualificados, com experiência comprovada na Educação a Distância e no Ensino Tecnológico.

Em 2018, em parceria com o CPS, a Univesp ofereceu cinco mil vagas para o curso (2.500 por semestre), que tem como objetivo formar o profissional para planejar, implementar, supervisionar e avaliar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento regional.

O aluno tem acesso a inovadoras metodologias de gestão, baseadas nos princípios da administração pública. O curso é realizado em ambiente virtual de aprendizagem moderno, que garante a interação do estudante com o tutor, além de disponibilizar videoaulas, bibliotecas digitais e os conteúdos pedagógicos. Assim como ocorre nos cursos presenciais das Fatecs, o estudante será aluno de uma Fatec e, uma vez formado, receberá diploma de tecnólogo.

Novo Sistema de Aplicação de Provas

Nesse mês a Univesp implontou o novo sistema de aplicação de provas. A ferramenta permitirá mais agilidade em todo o processo. De acordo com Azevedo, foram desenvolvidos mecanismos que facilitam, além da aplicação, a correção. “Todos os estudantes serão identificados por meio de QR Code, impresso no caderno de resposta. As questões de múltipla escolha serão separadas das dissertativas e corrigidas automaticamente pelo método. A devolutiva das provas também evitará erros humanos, já que o aluno é reconhecido pela ferramenta. Os uploads serão realizados em blocos, otimizando o tempo dos profissionais que os farão. Estamos trabalhando para que no futuro todas as avaliações sejam digitalizadas e aplicadas on-line. Para essa realidade, temos que dimensionar a quantidade de alunos e a infraestrutura de cada polo. Nossa gestão está direcionada em oferecer cada vez mais o apoio educacional necessário ao aluno”, ressaltou.

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Entre seus principais parceiros, destacam-se o Centro Paula Souza (CPS) e as universidades USP, Unesp, Unicamp. A Univesp conta com 31 mil alunos matriculados e está presente em 330 polos do Estado, localizados em 287 municípios, mais de 44% do território paulista. São oferecidos os cursos de Tecnologia em Gestão Pública, Engenharias de Produção e Computação, Licenciaturas em Biologia, Química, Física, Matemática, Pedagogia e Letras (novo). Os cursos da instituição são realizados em ambiente virtual, que garante a interação do estudante com o tutor, além de disponibilizar videoaulas, bibliotecas digitais e os conteúdos pedagógicos.

 

Assessoria de Comunicação
UNIVESP – Universidade Virtual do Estado de São Paulo
(11) 3188-6715/ 6765
imprensa@univesp.br