Transporte Metropolitano tem mais conforto, rapidez e expansão

O transporte metropolitano sobre pneus foi marcado no primeiro trimestre da gestão por ações importantes

qua, 10/04/2019 - 12h58 | Do Portal do Governo

O transporte metropolitano sobre pneus, gerenciado pela EMTU/SP, foi marcado no primeiro trimestre da gestão João Doria por ações importantes, que resultaram em mais conforto, rapidez e inovação aos passageiros, além de contribuição para melhoria do fluxo nas vias da capital paulista.

O Consórcio Intervias e a Concessionária Metra incluíram no transporte metropolitano 55 ônibus zero quilômetro equipados com ar-condicionado. Com a renovação da frota, os passageiros que utilizam as linhas intermunicipais da região sudoeste (que inclui municípios como Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra eTaboão da Serra) e do ABC Paulista têm mais conforto durante as viagens no sistema.

Os 30 ônibus do Consórcio Intervias foram comprados pelas empresas que compõem o grupo: 20 são ônibus urbanos e rodoviários da Viação Piajuçara e 10 são coletivos urbanos da Viação Miracatiba. Na área de atuação desse consórcio são transportados, em média, 370 mil passageiros por dia.

No ABC Paulista, a Concessionária Metra substituiu os ônibus urbanos convencionais por 25 ônibus articulados novos. A medida praticamente dobrou a capacidade de transporte na ligação entre o município de Diadema e a região do Brooklin, na capital, o que permite menor tempo de espera para o embarque na linha.  Os novos articulados têm 21 m de comprimento, motor a diesel com menor índice de emissão de poluentes e são dotados de itens de conforto como ar-condicionado, wi-fi e carregador USB. Os veículos são totalmente acessíveis, com plataforma elevatória para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Para melhorar as condições de tráfego nos bairros de Butantã e Pinheiros, além de permitir acesso mais rápido dos passageiros à rede metroferroviária, a EMTU/SP promoveu em fevereiro a integração de quatro linhas metropolitanas à Estação São Paulo-Morumbi da Linha 4 – Amarela. Cerca de 15 mil passageiros utilizam diariamente esses serviços metropolitanos.

Na Baixada Santista, a EMTU/SP prossegue a licitação do segundo trecho do VLT. Ao todo, 10 consórcios e empresas interessados em executar as obras enviaram, no fim de fevereiro, propostas para participar do processo. Os documentos estão em análise pela equipe técnica de licitações.  A nova etapa do empreendimento envolve a ligação de 8 km entre Conselheiro Nébias e Valongo, em Santos.  A estimativa é de que, no futuro, o VLT da Baixada Santista atenda a 70 mil passageiros por dia. Hoje, o trecho em operação entre o Terminal Barreiros, em São Vicente, e Porto de Santos, transporta 27,5 mil pessoas diariamente.

Na região metropolitana de Campinas, foi fechado acordo com a concessionária Bus+ para a compra de 140 ônibus novos, com ar- condicionado, que serão entregues até julho. Além disso, a concessionária vai instalar internet wi-fi em toda a frota.

Campanhas de saúde, cultura e segurança

A EMTU/SP abriu espaço para cuidar dos moradores do Estado. No primeiro trimestre, foram 28 campanhas de prevenção e saúde nos terminais metropolitanos. Quase 500 passageiros fizeram testes rápidos de HIV e de sífilis, e 1.300 pessoas foram vacinadas contra febre amarela.

Entre os eventos especiais, houve o Janeiro Branco, uma campanha que chama a atenção para os cuidados com a saúde mental.

O Dia Internacional da Mulher foi lembrado durante todo o mês de março na EMTU/SP, com atividades voltadas para a saúde feminina, em especial a prevenção contra o câncer de mama.

Nos eventos voltados para a conscientização da violência contra mulher, ocorreram 1.200 abordagens e 26 vítimas de violência doméstica foram acolhidas e orientadas pelo programa Bem Querer Mulher.

 

Assessoria de Imprensa
EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo
(11) 3113-4798/ 2148
imprensa@emtu.sp.gov.br