São Paulo terá 41% a mais de PMs nas ruas no início do Carnaval

Serão 21.139 policiais militares nas ruas na sexta-feira (1º), enquanto foram empregados 14.972 PMs no ano passado

qui, 28/02/2019 - 14h33 | Do Portal do Governo

O Governador João Doria anunciou nesta quinta-feira (28) a Operação Carnaval + Seguro, que acontece entre sexta (1º) e quarta-feira (6) com ações para reforçar a segurança durante o feriado prolongado de Carnaval. Apenas no primeiro dia do evento haverá um aumento de 41,2% no efetivo empregado para o evento em todo o Estado, com 21.139 policiais militares, enquanto foram utilizados 14.972 PMs em 2018. Na Polícia Civil, serão empregados 10.780 agentes e 1.400 viaturas para todo o período.

“Agora nós criamos uma organização e planejamento para melhorar a segurança e o controle nas estradas e a segurança e o controle nas áreas urbanas das cidades de São Paulo”, disse Doria.

Participarão da ação policiais do Comando de Policiamento Rodoviário, Policiamento Ambiental, Choque, Policiamento de Trânsito, Comando de Aviação da PM, Corpo de Bombeiros, além dos grupamentos locais.

A Polícia Civil realizará operações que serão desencadeadas em locais de concentração de foliões e blocos por todo o Estado. As equipes de plantão nas unidades policiais serão reforçadas para garantir agilidade no atendimento.

Capital

A PM desenvolveu planejamento conjunto de ações com órgãos envolvidos na realização do Carnaval de Rua de São Paulo. O efetivo contará com um reforço de 5.685 PMs em 2.456 viaturas, em média. Também serão instalados sete postos de comando nos grandes corredores dos megablocos.

Os policiais estarão distribuídos em diversos pontos estratégicos na região do Sambódromo do Anhembi e realizarão ações para intensificar a segurança nas estações de Metrô, terminais da CPTM e de ônibus urbanos.

Na Vila Madalena, haverá reforço de policiamento e duas Bases Comunitárias posicionadas estrategicamente, além da atuação das Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicleta (Rocam), Força Tática, do Policiamento de Trânsito e do Canil.

A PM atuará em conjunto com órgãos da Prefeitura, como a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Prefeitura Regional, Guarda Civil Metropolitana (GCM), além de organizadores de eventos carnavalescos.

Policiamento no litoral

Será empregada uma média diária de 2.205 PMs e 600 viaturas para reforçar a segurança no litoral do Estado. Para as cidades da Baixada Santista, serão empregados 4.200 PMs do Comando da região e mais 500 policiais da Operação Verão. Já para o Litoral Norte será empregada uma média de 1.301 policiais e 322 viaturas.

Secretaria da Segurança Pública
Assessoria de Imprensa
(11) 3291-6634 / 6508