Zona Leste da capital ganha nova Companhia da Polícia Militar

Nova unidade contará com um efetivo inicial de 100 policiais militares

ter, 06/07/2010 - 11h30 | Do Portal do Governo

A cidade de São Paulo recebeu nesta terça-feira, 6, a 4ª Companhia do 19º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano (BPM/M), que atuará no policiamento na região da Cidade Líder, zona leste da capital paulista. A criação da nova unidade faz parte do processo de reestruturação da PM, iniciado em novembro de 2008.

Foram investidos cerca de R$ 1,05 milhão na construção da sede da Companhia, que tem 2.833 metros quadrados, sendo 407,6 deles construídos. O prédio tem cinco salas, dois banheiros para deficientes, uma sala para o PABX, uma para preleção, uma cozinha, um almoxarifado e cinco alojamentos.

A 4ª Companhia, formada a partir de um desmembramento da 2ª Companhia do 19º BPM/M, conta com um efetivo inicial de 100 policiais militares e seis viaturas. Os policiais atuarão mais especificamente nos bairros do Parque Savoy City, Jardim Eliane, Jardim Brasília, Jardim Marília, Jardim Aricanduva, Jardim Ipanema, Jardim Fernandes e Cidade Líder – região que concentra aproximadamente 300 mil moradores.

A nova Companhia aproxima a PM do cidadão e reforça as ações da PM na região, como as operações como a “Direção Segura”, que visa evitar que motoristas dirijam embriagados e a “Semáforo”, realizada em pontos específicos onde existam denúncias de moradores e comerciantes sobre criminalidade.

Durante a solenidade o comandante geral da Polícia Militar, coronel Álvaro Batista Camilo, ressaltou a importância da nova Companhia para a população. “É mais um ponto de reunião da comunidade, onde ela pode trazer seus problemas e, em conjunto com a polícia, dentro da filosofia de polícia comunitária, trabalhar na solução desses problemas da região”.

Camilo destacou também que a nova sede, além de trazer benefícios aos moradores, beneficia os policiais militares, que têm um local apropriado para atuar. “É um lugar onde o policial tem dignidade para vir trabalhar, ter a sua instrução diária, fazendo com que isso permeie para fora da instituição, sendo um protagonista dos direitos humanos nesta região de São Paulo”.

Mais segurança

Com 23 anos atuando na Polícia Militar, o capitão Edmir Lopes da Costa assumiu o comando da 4ª Cia. do 19º BPM/M. Ele acredita que a sociedade só tem a ganhar com a implantação da nova Companhia. “A inauguração significa uma aproximação maior com a comunidade, fazendo um trabalho junto aos moradores e prestando todo o apoio que eles precisam e merecem”, explicou.

Na região, a Polícia Militar promove operações como a Direção Segura, que visa evitar que motoristas dirijam embriagados; Pontual, realizada em pontos onde são observados aumento de índices criminais; e Semáforo, realizada em pontos específicos onde existam denúncias de moradores e comerciantes sobre criminalidade.

Da Secretária da Segurança Pública