Workshop Agroenergia da APTA recebe inscrições de trabalhos

O evento acontece nos dias 5 e 6 de junho, em Ribeirão Preto; os interessados podem enviar trabalhos técnicos e científicos até 30 de março

sex, 15/02/2013 - 9h11 | Do Portal do Governo

Estão abertas as inscrições de trabalhos técnicos e científicos para apresentação no VII Workshop Agroenergia: Matérias-Primas. Até o dia 30 de março de 2013 os interessados podem enviar seus trabalhos pelo site www.infobibos.com/agroenergia.

O Workshop é promovido pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), por meio do Polo Centro-Leste/APTA Regional e do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, ambos ligados à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O evento acontece em 5 e 6 de junho, em Ribeirão Preto.

“O Workshop tem o objetivo de fomentar o debate em torno da produção de etanol e seus subprodutos, biodiesel, bioetanol, cana-de-açúcar e culturas agroenergéticas em geral, focando a preservação do solo, fitossanidade, mecanização e fitotecnia em matérias-primas para Agroenergia. Também serão apresentadas oportunidades decorrentes de novas tecnologias geradas para a matriz energética brasileira e mundial, correlacionadas à consciência ambiental e às necessidades econômicas”, afirma o pesquisador da APTA, José Roberto Scarpellini.

Durante o evento, serão abordados diferentes temas apresentados por especialistas e pesquisadores, como matérias-primas para produção de etanol, estratégias para viabilização do sorgo sacarino na produção do etanol, técnicas conservacionistas para renovação dos canaviais, aumento de produtividade, variação de adubação e calagem, táticas para a redução de problemas fitossanitários na cana, sorgo e demais culturas energéticas, além de novos programas desenvolvidos por diversas Instituições, usinas e empresas. Um experimento conservacionista em cana também será visitado pelos participantes.

“Pretendemos fazer um balanço da safra de sorgo sacarino e discutir as perspectivas futuras da cultura, sobretudo com relação ao sistema de colheita, pois existe tendência de utilização de colhedoras forrageiras a custo menor do que as tradicionais em cana”, afirma o pesquisador da APTA e presidente da comissão científica do evento, Denizart Bolonhezi.

Os engenheiros agrônomos, gerentes técnicos, produtores rurais, pesquisadores, e estudantes poderão participar de mesas-redondas, palestras, painéis, e visitar estandes, campo de pesquisa ou demonstração e espaços de patrocinadores.

Serviço

VII Workshop Agroenergia: Matérias-Primas

Data: 5 e 6 de junho de 2013

Local: Centro de Cana do IAC – Rod. Prefeito Antonio Duarte Nogueira, Km 321 – Ribeirão Preto/SP

Informações: (16) 3637-1091

Da APTA