Whatsapp vira ‘antídoto’ contra picada de cobra no Instituto Butantan

Aplicativo auxilia atendimento às vítimas de acidentes com animais peçonhentos encaminhadas ao hospital Vital Brazil, do Instituto Butantan

ter, 17/03/2015 - 9h12 | Do Portal do Governo

O Instituto Butantan, unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e um dos maiores centros de pesquisa biomédica da América Latina, decidiu usar o Whatsapp como aliado no tratamento de vítimas de acidentes com animais peçonhentos, como cobras, escorpiões e aranhas, que dão entrada no seu Hospital Vital Brazil.

O aplicativo está sendo usado por um grupo de pesquisadores do Butantan para reconhecer e identificar os animais e espécimes, verificando se realmente são peçonhentos e auxiliando, assim, a equipe médica do Vital Brazil na conduta a ser adotada.

Foram selecionados biólogos com experiência em diversas áreas do Instituto Butantan para a análise das imagens de animais encaminhados ao hospital Vital Brazil diariamente.

Muitas pessoas, ao darem entrada no hospital do Instituto, levam consigo os animais que as atacaram, para reconhecimento e identificação. Em outros casos, bombeiros que ajudam no resgate e remoção das vítimas também levam os animais para o Vital Brazil.

A partir do envio da imagem ao grupo de biólogos do Butantan, o tempo médio de resposta tem sido de três a seis minutos.

“Com o grupo, nós tivemos um grande avanço no atendimento às vítimas de acidentes que trazem o animal ao hospital ou uma foto dele para a identificação, principalmente para os casos que exigem uma confirmação rápida para a ação médica”, destaca Carlos Roberto de Medeiros, diretor-médico do hospital Vital Brazil do Instituto Butantan.

Acidentes no verão

O período mais quente e chuvoso do ano é também o de maior atividade dos animais peçonhentos, o que ocasiona o aumento de acidentes. No ano de 2014, foram notificados no Estado de São Paulo quase 20 mil casos, segundo a Divisão de Zoonoses do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde.

Em caso de acidentes, recomenda-se lavar o local da picada apenas com água e sabão; dar bastante água à vítima para manter a hidratação e procurar serviço médico o quanto antes.

O hospital Vital Brazil é especializado no atendimento a pacientes picados por animais peçonhentos e é reconhecido como uma das mais importantes referências na área de envenenamentos.

Da Secretaria da Saúde