Voluntários do programa Escola da Família recebem certificados por trabalhos realizados

Ao todo, 91 diretorias de ensino farão a entrega dos certificados neste sábado, em todo o Estado

sex, 05/12/2014 - 17h38 | Do Portal do Governo

Como parte das comemorações do Dia Internacional do Voluntário, celebrado nesta sexta-feira, 5, o programa Escola da Família fará, neste sábado, 6, a entrega de certificados para os voluntários do programa. Ao todo, cerca de 11 mil voluntários terão seu trabalho reconhecido por meio dos certificados.

No total, 91 diretorias de ensino do Estado de São Paulo realizarão cerimônias em suas regiões. “O reconhecimento é não só o incentivo e valorização do sentimento de civilidade do voluntário em poder, de alguma forma, contribuir com o seu conhecimento em benefício ao próximo, como também de valorizar o aspecto pessoal e profissional por meio de um documento oficial do Estado, referente a sua atividade voluntária”, revela Márcia Cristina Volpati, técnica do centro de Projetos Especiais da Secretaria da Educação.

Entre as diretorias participantes está a de Mogi das Cruzes, que irá promover o evento na escola estadual Pedro Malozze. Entre as atrações previstas, estão apresentações artísticas, homenagens e a entrega dos certificados. Haverá também um café da manhã para os voluntários.

“O trabalho voluntariado, junto ao programa Escola da Família, abre a possibilidade para pessoas de diversos níveis de conhecimentos conseguirem, por meio de simples gestos, desenvolverem suas oficinas e modificarem a vida de outras pessoas, resgatando valores sociais”, revela Sandra Catarina Ribeiro, professora-coordenadora de Projetos Especiais do programa Escola da Família, na região de Mogi das Cruzes.

Parceria

A Secretaria da Educação assinou, no mês de junho, um termo de cooperação para aprimorar o serviço voluntário no programa Escola da Família. A parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Social, responsável pelo projeto SP Voluntário, prevê também cursos a distância de gestão para educadores.

A parceria possibilita ações de capacitação para gestores de voluntariado, como vice-diretores e professores-coordenadores de núcleo pedagógico, além da entrega dos certificados para aqueles que trabalham de forma espontânea nas escolas da rede estadual paulista.

Atualmente, as 2,3 mil unidades de ensino contam com o trabalho espontâneo de mais de 11 mil pessoas aos fins de semana. Os “voluntários da Educação” atuam em ações de esporte, cultura, lazer, saúde e trabalho. Os interessados dedicam o tempo livre para auxiliar a promoção das atividades gratuitas voltadas aos alunos e à comunidade escolar, como por exemplo, aulas de dança ou oficinas de artesanato. Todos são supervisionados pela coordenação local do programa.

Da Secretaria da Educação