Vitrine da estação São Bento do Metrô recebe exposição de origamis

Exposição com 1.500 peças em homenagem aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil faz parte da programação da Linha da Cultura

qui, 12/04/2018 - 10h07 | Do Portal do Governo

Em celebração aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, a vitrine da estação São Bento (Linha 1-Azul) do Metrô recebe, a partir desta terça-feira, 10, uma exposição composta pela tradicional arte do Japão, o origami. Feita a partir de dobraduras de papéis, a técnica secular traz cerca de 1.500 peças para a vitrine, transformando-a em uma história em miniatura que ambienta as três fases da primeira imigração de japoneses no país.

Em um dos ambientes da vitrine será mostrado o Japão antigo. Esse período será representado pelo Castelo de Osaka; pelo Torii, tradicional portão japonês dos templos Xintoístas; e também por diversos bonecos. A segunda fase é exatamente sobre a mudança de continente, e com isso será apresentada uma miniatura do barco Kasato Maru, o primeiro a trazer os imigrantes para o Porto de Santos, em 1908. Na terceira fase, o ambiente faz a representação do que os japoneses viram assim que chegaram no Brasil: a paisagem repleta de plantações dos mais variados cultivos da época, como o café, o algodão e a banana. Por sua vez, estes chamam a atenção pela variedade de cores e detalhes nas dobraduras, que representam o período no qual chegaram ao novo território.

Além do origami, as peças também são desenvolvidas por meio de outras técnicas que fazem um uso variado do papel, como o papercraft, o kumitate e o kusudama. No papercraft, o artista molda o papel por meio de recortes e colagens. Já tanto no kumitate quanto no kusudama as peças são encaixadas formando um modelo de “lego” de papel. Para contextualizar todos os momentos históricos, a exposição também acompanhada um texto explicativo no local. 

A Vitrine da estação São Bento faz parte da Linha da Cultura do Metrô e estará disposta até o final do mês de abril.

Do Metrô