Vítimas do incêndio no Largo do Paissandu tiram novos documentos no Poupatempo Sé

Com documentos, os moradores podem receber o benefício do aluguel-social para recomeçar a vida após a tragédia

ter, 08/05/2018 - 10h03 | Do Portal do Governo

O Poupatempo está ajudando as vítimas do incêndio do edifício de 24 andares que pegou fogo e desabou no Largo do Paissandu, no centro de São Paulo, no dia 1º de maio.

Desde sexta-feira, 4, já foram emitidos 36 RGs e duas Carteiras de Trabalho. Além disso, 30 moradores estão com senhas preferenciais para serem atendidos durante a semana. Mais de cem estrangeiros foram encaminhados para a Polícia Federal para recuperar o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE). Moradores que não têm a Certidão de nascimento estão sendo encaminhados para a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (ARPEN-SP), que também está atendendo os moradores no abrigo da Prefeitura no Viaduto Pedroso, no centro da capital.

Com documentos, os moradores que estão no cadastro da Prefeitura podem receber o benefício do aluguel-social para recomeçar a vida após a tragédia.

Entre os moradores estava Evair Souza, de 46 anos, serralheiro autônomo, que foi tirar o RG da filha Ketlen Almeida Souza, de dois anos e quatro meses. Ele não estava no edifício na hora do incêndio, mas estava no cadastro de moradores feito pela Prefeitura e tinha a Certidão de Nascimento da filha para tirar o RG.

Cecília Sanctis, Regina Lino e Cinthia Botim Sampaio, do Poupatempo Sé, estão desde sexta-feira, 4, atendendo as vítimas do incêndio. Elas fazem plantão no Abrigo Municipal que funciona sob o Viaduto Pedroso, no centro de São Paulo. Os moradores que precisam tirar documentos são levados até o Poupatempo Sé e depois levados de volta para o abrigo.

Nicole Aparecida Costa Moura, de 11 anos, estudante da quinta série, foi ao Poupatempo Sé com a mãe, Alceni Martins Costa. “Só deu tempo de pegar o chinelo e descer correndo de pijama”, contou Nicole. Ela está na sexta série e deve retomar os estudos hoje. Ela e a mãe já estão com o protocolo de atendimento para retirar o RG até o fim da semana.

Antonio Jerônimo dos Santos, cearense que morava há oito meses no edifício Wilton Paes de Almeida, levou a filha Bruna, de 12 anos, e Jhonatan, de 9 anos, para tirar o RG. Eles perderam todos os documentos, roupas e mobília no incêndio.

A cineasta Denise Zmekhol, filha do arquiteto Roger Zmekhol (1928-1976), que projetou o edifício Wilton Paes de Almeida está fazendo um documentários sobre a torre concluída em 1968 e destruída pelo incêndio na madrugada do dia 1º de maio. O título do filme será “Pele de Vidro”, nome pelo qual a construção era conhecida. Ela esteve nesta segunda-feira, 7, no Poupatempo Sé, para acompanhar o atendimento das vítimas do incêndio. “Foi como se meu pai morresse outra vez”, disse Denise ao jornal Folha de S. Paulo, ao comentar a tragédia.

Do Poupatempo