VII Workshop Agroenergia da APTA recebe inscrições de trabalhos até 10 de maio

O evento acontece nos dias 5 e 6 de junho, em Ribeirão Preto; o objetivo é debater a produção de etanol, biodiesel, bioetanol, cana-de-açúcar e culturas agroenergéticas em geral

qua, 17/04/2013 - 20h04 | Do Portal do Governo

As inscrições de trabalhos técnicos e científicos para VII Workshop Agroenergia: Matérias-Primas foram prorrogadas até o dia 10 de maio de 2013. Os interessados podem enviar seus trabalhos pelo site do evento.

O Workshop é promovido pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), por meio do Polo Regional Centro-Leste, e do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, ambos ligados à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O evento acontece nos dias 5 e 6 de junho, em Ribeirão Preto, e vai contar com palestrantes nacionais e estrangeiros, debatedores de usinas e empresas, entre outros.

De acordo com o pesquisador da APTA, José Roberto Scarpellini, o Workshop tem o objetivo de fomentar o debate em torno da produção de etanol e seus subprodutos, biodiesel, bioetanol, cana-de-açúcar e culturas agroenergéticas em geral, focando a preservação do solo, fitossanidade, mecanização e fitotecnia em matérias-primas para agroenergia. “Também serão apresentadas oportunidades decorrentes de novas tecnologias geradas para a matriz energética brasileira e mundial, correlacionadas à consciência ambiental e às necessidades econômicas”, afirma. O evento será dividido em quatro principais módulos, com intuito de favorecer os debates entre os participantes.

O primeiro módulo abordará aspectos socioeconômicos da agroenergia e envolverá palestras sobre mercado e políticas relativas ao tema. Estão convidados palestrantes com referência no assunto e que contribuirão para a compreensão da agroenergia em nível nacional. No segundo módulo, o tema será o plantio-direto e a agricultura conservacionista no Brasil e no mundo, e terá como finalidade a discussão sobre os indicadores de sustentabilidade da produção de matérias-primas para agroenergia. Está confirmada a presença do pesquisador australiano Allan Garside, que coordenou projeto de estudo sobre o declínio da produtividade de cana decorrente do monocultivo, da colheita mecanizada e do preparo intensivo de solo na Austrália.

O balanço da safra e as perspectivas da cultura do sorgo sacarino e biomassa será discutido no terceiro módulo, seguido por um painel abordando a questão do biodiesel no Brasil. “Com relação ao sorgo sacarino/biomassa pretende-se realizar um debate envolvendo as principais empresas produtoras de sementes e instituições de pesquisa, com finalidade de analisar o potencial desta cultura no contexto da agroenergia. Quanto ao biodiesel, serão apresentadas duas palestras importantes, uma sobre produção de óleo através de microalgas e outra sobre novas oleaginosas ministrada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Agroenergia)”, afirma o pesquisador da APTA, Denizart Bolonhezi.

O último módulo contará com um debate sobre os aspectos fitossanitários, com a participação de especialistas do assunto. Neste painel, além das palestras referentes às novas pragas e doenças, serão abordados aspectos relativos ao registro de novos produtos para as culturas agroenergéticas.

O VII Workshop terá ainda sessões de apresentação e trabalhos científicos, favorecendo o intercâmbio de informações técnicas e servindo como fórum científico para assuntos pouco explorados nos congressos e eventos científicos tradicionais. Outras atividades como visita a experimentos de longa duração e minicursos também estão programados.

Os engenheiros agrônomos, gerentes técnicos, produtores rurais, pesquisadores e estudantes poderão participar de mesas-redondas, palestras, painéis e visitar estandes, campo de pesquisa ou demonstração e espaços de patrocinadores.

Serviço

VII Workshop Agroenergia: Matérias-Primas

Data: 5 e 6 de junho de 2013

Local: Centro de Cana do IAC – Rod. Prefeito Antonio Duarte Nogueira, km 321 – Ribeirão Preto/SP

Informações: (16) 3637-1091

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento