Viagem Literária tem início em 70 cidades paulistas

Programa de estímulo à leitura mantido pela Secretaria de Estado da Cultura promove contação de histórias, encontros com escritores renomados e capacitação de profissionais

sex, 07/09/2012 - 10h09 | Do Portal do Governo

Começa nesta segunda-feira, 10, a edição 2012 do Viagem Literária, programa da Secretaria de Estado da Cultura que leva a 70 municípios atividades de fomento e incentivo à leitura, como apresentações de contação de histórias e bate-papos com escritores renomados. Os eventos acontecem sempre em bibliotecas públicas da região metropolitana, interior e litoral do Estado, em parceria com as prefeituras das 70 cidades participantes. A proposta é estimular a formação de novos leitores e fortalecer os vínculos entre as bibliotecas públicas e a população local.

Nesta edição, serão promovidos 210 eventos no total. Em setembro, será realizado o módulo de contação de histórias, com 14 contadores e grupos circulando pelas 70 cidades. Cada cidade receberá duas apresentações no mesmo dia. Em outubro, será a vez das palestras com 14 escritores de literatura adulta ou infanto-juvenil.

A grande novidade deste ano é a criação de um módulo de capacitação, a ser realizado na Biblioteca de São Paulo com 140 profissionais – dois de cada cidade – sobre a leitura dos clássicos brasileiros. O curso apresentará as obras, as razões, os desafios e as técnicas para conquistar novos públicos pela leitura e compreensão das principais obras de autores consagrados.

“Os clássicos brasileiros estão nas estantes de todas as bibliotecas públicas; ao mesmo tempo, são livros muito utilizados pelas escolas e cobrados em vestibulares. A capacitação buscará demonstrar diferentes formas de estimular a leitura destes livros, não como obrigação, mas por prazer”, explica a coordenadora da Unidade de Bibliotecas e Leitura, Adriana Cybele Ferrari. A intenção é que os profissionais escolhidos por cada cidade atuem como multiplicadores em seus municípios.

Desde que foi criado, em 2008, o Viagem Literária já realizou mais de 1.400 atividades. No ano passado, cerca de 50 mil pessoas participaram da programação. O programa integra uma série de ações mantidas pela Secretaria de Estado da Cultura para estimular a leitura, como a Biblioteca de São Paulo, o Prêmio São Paulo de Literatura, o Festival da Mantiqueira, editais do Programa de Ação Cultural (ProAC) voltados à criação literária, bem como o Museu da Língua Portuguesa, Casa das Rosas e Casa Guilherme de Almeida.

Confira as cidades participantes do Viagem Literária 2012: 

Aguaí, Águas de Lindóia, Alumínio, Américo Brasiliense, Anhumas, Apiaí, Arujá, Bastos, Batatais, Boituva, Buritama, Buritizal, Caiabu, Campo Limpo Paulista, Cananéia, Cerqueira César, Cruz das Posses, Cubatão, Descalvado, Diadema, Dobrada, Eldorado, Fartura, Floreal, Gastão Vidigal, Getulina, Guapiaçu, Guaratinguetá, Ilha Comprida, Itanhaém, Itapeva, Jaboticabal, Jardinópolis, Leme, Lençóis Paulista, Macatuba, Mococa, Monte Mor, Monteiro Lobato, Neves Paulista, Pacaembu, Palmital, Pederneiras, Penápolis, Piedade, Pindorama, Pontal, Potirendaba, Pratânia, Presidente Venceslau, Promissão, Rancharia, Ribeirão Corrente, São Bento do Sapucaí, São Caetano do Sul, São João das Duas Pontes, São Pedro, São Roque, Sumaré, Suzano, Taciba, Taguaí, Tanabi, Tapiratiba, Três Fronteiras, Tupi Paulista, Valinhos, Vargem Grande do Sul, Vargem Grande Paulista e Várzea Paulista.

A programação completa pode ser acessada no site www.cultura.sp.gov.br.

Da Secretaria da Cultura