Via Rápida oferece cursos na área de Gastronomia

As primeiras turmas já iniciaram às aulas, mas ainda há 966 vagas disponíveis para os cursos que serão executados a partir de setembro

dom, 26/08/2012 - 20h02 | Do Portal do Governo

O Via Rápida Emprego, programa coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo – SDECT, vai capacitar até o final deste semestre 3.006 pessoas na área de gastronomia. As primeiras turmas já iniciaram às aulas, mas ainda há 966 vagas disponíveis em diversos cursos.

Entre as opções, estão: Formação de Garçons e Garçonetes, Panificação básica, Confeitaria, Ajudante de cozinha, Panificação artesanal, Panificação e confeitaria, Garçom, Cozinheiro geral e Bartender. As aulas serão executadas a partir de setembro. São 184 vagas na capital e região metropolitana e 782 no interior e litoral. As inscrições devem ser realizadas no site www.viarapida.sp.gov.br.

As modalidades de estudos foram definidas de acordo com as demandas regionais. Na capital e Grande São Paulo há oportunidades para quem deseja atuar como Garçom ou aprender sobre Confeitaria básica. Nas demais regiões do Estado, além desses cursos, também há opções de capacitação para Padeiros, Cozinheiros e até Bartender. A lista completa está disponível no site do programa (a consulta pode ser feita por curso ou município).

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, em exercício, Luiz Carlos Quadrelli, a oferta de qualificação profissional gratuita colabora para inserção de profissionais no mercado de trabalho e para o desenvolvimento econômico do Estado. “O Via Rápida, além de preparar os trabalhadores para uma melhor colocação profissional, também oferece a oportunidade para que os pequenos empreendedores abram o seu próprio negócio e contribuam ainda mais para a geração de emprego e renda. Nenhum país torna-se uma grande potência sem eleger educação e qualificação profissional como premissas na sociedade”, acrescenta.

Os cursos voltados para área de gastronomia serão executados em Escolas Técnicas (Etecs), Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e em unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e da Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape). Neste semestre, também serão realizados cursos em unidades da rede de Restaurantes Populares Bom Prato, da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.

Novidades

Para atender as necessidades imediatas de qualificação profissional, o Via Rápida Emprego disponibilizará também capacitação em carreta de Hospitalidade. A unidade móvel, dotada de sala de aula para 20 alunos e dois laboratórios que simulam um quarto de hotel e um restaurante, oferecerá até novembro três cursos profissionalizantes (bartender, garçom e camareira), nas cidades de Cachoeira Paulista, Bom Jesus dos Perdões e Peruíbe. O objetivo é propiciar um ambiente similar ao encontrado pelos profissionais no desempenho de suas atividades do dia a dia. Com duração de 100 horas, o curso é ministrado pelos professores do Centro Paula Souza, fundação estadual contratada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT).

O Via Rápida Emprego também oferece capacitação nas áreas de comércio, indústria, informática, prestação de serviços e construção civil. Há ainda opções de cursos específicos para pessoas com deficiência e para presidiários em regime semiaberto. Até o final deste semestre, serão capacitadas mais de 37 mil pessoas, em 491 municípios paulistas.

Inscrições

As inscrições para os cursos já estão disponíveis e podem ser realizadas pelo site www.viarapida.sp.gov.br Para participar é preciso ter idade mínima de 16 anos e residir no Estado de São Paulo. Os documentos necessários são RG e CPF. O nível de escolaridade exigido é variado. Os participantes recebem material didático e subsídio de transporte no valor de R$ 120. Desempregados, sem seguro desemprego ou benefício previdenciário, também têm direito à bolsa-auxílio mensal de R$ 210 durante o período do curso.

A seleção é feita pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que considera critérios de idade, escolaridade e renda familiar dos inscritos. Quem está desempregado ou é arrimo de família, tem prioridade. Os candidatos selecionados serão informados por correspondência oficial.

Sobre o Via Rápida Emprego

Lançado em julho de 2011, o Via Rápida Emprego é um programa do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), que oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio. Os cursos são definidos de acordo com as demandas regionais.

Em um ano, o programa já atendeu 40 mil pessoas. Além dessas, no segundo semestre de 2012, foram disponibilizadas mais 37 mil novas vagas e 150 modalidades de cursos, distribuídas em 491 municípios. As capacitações são intensivas, com duração de no máximo três meses. Isso permite ao aluno concluir o curso rapidamente e se candidatar às oportunidades de emprego. Mais informações no site www.viarapida.sp.gov.br.

Da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia