Via Rápida oferece curso na região de Campinas

Carreta de soldagem possui laboratório, painel simulador e dez cabines com ferramentas para a realização de aulas práticas

dom, 04/11/2012 - 17h45 | Do Portal do Governo

Em dezembro, a carreta de soldagem do Via Rápida Emprego, programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SDECT), estará em Pedreira, região metropolitana de Campinas, para oferecer capacitação profissional gratuita aos moradores do município.

O veículo possui área interna de aproximadamente 60 m² e é equipado com laboratório, painel simulador e dez cabines com ferramentas para a realização de aulas práticas.

O secretário em exercício da SDECT, Luiz Carlos Quadrelli, explica que o posto itinerante tem por objetivo atender às necessidades imediatas de formação de mão de obra. “Com o auxílio desta estrutura, o Governo do Estado de São Paulo tem levado qualificação profissional a um número ainda maior de municípios”, destaca. Em Pedreira, o curso oferecido na unidade móvel terá duração de um mês e será realizado de segunda a sexta, nos períodos da manhã, tarde e noite. No total, estão disponíveis 60 vagas.

Inscrições

Para participar é preciso ter ensino fundamental completo e residir em Pedreira. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente no site do programa www.viarapida.sp.gov.br.Os documentos necessários são RG e CPF. Os candidatos selecionados recebem material didático e subsídio de transporte no valor de R$ 120. Desempregados, sem seguro desemprego ou benefício previdenciário, também têm direito à bolsa-auxílio mensal de R$ 210 durante o período do curso.

A seleção é feita pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que considera critérios de idade, escolaridade e renda familiar dos inscritos. Quem está desempregado ou é arrimo de família, tem prioridade. Os participantes serão informados por correspondência oficial.

Outras carretas

Além da carreta de Soldagem, o programa Via Rápida Emprego conta com outros três veículos que também oferecem capacitação profissional gratuita. A unidade de hospitalidade é equipada sala de aula e dois laboratórios que simulam um quarto de hotel e um restaurante. Há também a carreta de vestuário, oferece curso de corte e costura, e outra que realiza capacitação em metrologia. Entre os municípios que já receberam as estruturas estão Campos do Jordão, Águas da Prata, São Sebastião, Santos, São Paulo, São Bernardo do Campo, Sorocaba, Salesópolis, Itaquaquecetuba e Mauá.

Sobre o Via Rápida Emprego

Lançado em julho de 2011, o Via Rápida Emprego é uma ação do Governo do Estado de São Paulo, coordenada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), que oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio. Os cursos são definidos de acordo com as demandas regionais. Até o momento, o programa já atendeu mais de 75 mil pessoas. Neste segundo semestre de 2012, foram disponibilizadas vagas em 491 municípios. As capacitações são intensivas, com duração de até três meses. Isso permite ao aluno concluir o curso rapidamente e se candidatar às oportunidades de emprego.

Da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia