Via Rápida inicia cursos na Rede Bom Prato

As unidades dos restaurantes populares serão transformadas em laboratórios experimentais, com aulas na área de gastronomia para 900 alunos

dom, 02/09/2012 - 9h07 | Do Portal do Governo

O Via Rápida Emprego, programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, iniciará, até 17 de setembro, cursos de qualificação profissional gratuitos em 30 unidades da rede Bom Prato, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social. A ação entre as pastas transformará as unidades dos restaurantes populares em laboratórios experimentais, com aulas na área de gastronomia para 900 alunos matriculados no Programa.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, em exercício, Luiz Carlos Quadrelli, a iniciativa propicia aos participantes um ambiente similar ao encontrado no mercado de trabalho. “Nas unidades do Bom Prato, os alunos aprendem na prática as atividades direcionadas ao setor alimentício”, completa.

Os cursos serão executados por profissionais do Centro Paula Souza, após o horário de atendimento dos restaurantes. Os alunos utilizarão a infraestrutura disponível para aulas práticas de Panificação Artesanal, Manipulação e Higienização de Alimentos, Cozinha Industrial, Ajudante de Cozinha, Chapeiro e Culinária Básica.

Cada unidade do Bom Prato oferecerá uma modalidade diferente e as aulas teóricas serão ministradas em Escolas Técnicas (Etecs) do Estado de SP. As capacitações, com duração de aproximadamente um mês e meio, serão realizadas de segunda a sexta-feira. Durante este período, os estudantes receberão material didático, uniforme e subsídio de transporte no valor de R$ 120. Desempregados, sem seguro desemprego ou benefício previdenciário, também terão direito à bolsa-auxílio mensal de R$ 210.

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia, essa parceria transforma o Bom Prato em ferramenta de mobilidade social. “Os frequentadores do restaurante, além de obterem refeições de qualidade a baixo custo e acesso gratuito à internet, também têm a oportunidade de se qualificarem para o mercado de trabalho”, comentou.

Neste semestre, dos 30 restaurantes que inicialmente oferecerão cursos, 16 estão localizados na cidade de São Paulo e o restante nos municípios de Guarulhos, Itaquaquecetuba, Jundiaí, Mogi das Cruzes, Osasco, Ribeirão Preto, Santo André, Santos (duas unidades), São José dos Campos, São Vicente (duas unidades), Sorocaba e Taubaté.

As aulas terão início entre os dias 27 de Agosto e 17 de Setembro. Veja aqui os cursos para o seu município: http://www.desenvolvimento.sp.gov.br/noticias/fotos/tabela_bom_prato.jpg.

O Via Rápida Emprego é uma ação do Governo do Estado de São Paulo, coordenada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia – SDECT, que oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam aprimorar suas habilidades profissionais e ingressar mais preparados no mercado de trabalho.

Lançado em julho de 2011, o programa já atendeu 40 mil pessoas, em mais de 400 municípios. Para este semestre, foram disponibilizadas 37 mil novas vagas em cursos nas áreas de comércio, indústria, informática, prestação de serviços, construção civil, entre outras. No setor de gastronomia, serão capacitadas mais de três mil pessoas até o final deste ano.

Da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia