Via Rápida Emprego oferece mais de mil vagas na capital e interior

De agosto a outubro, unidades móveis do programa de capacitação profissional do Governo do Estado oferecerão cursos em 17 municípios

qua, 17/08/2016 - 9h07 | Do Portal do Governo

O Via Rápida Emprego, programa de capacitação profissional do Governo do Estado de São Paulo, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, oferece 1.320 vagas na capital e interior. Durante três meses (agosto a outubro), variadas unidades móveis oferecerão cursos em 17 municípios. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas neste link.

Segundo o coordenador do Programa Via Rápida Emprego, Marco Antônio da Silva, o mercado está cada vez mais exigente, destacando os profissionais mais qualificados, e o Via Rápida proporciona essa oportunidade. “Atendemos principalmente as pessoas com vulnerabilidade social. Com a qualificação, o aluno possui melhores condições de trabalho. Os cursos oferecem capacitações dinâmicas e de curta duração para os diversos setores, conforme as demandas regionais”, explica.

As aulas envolvem conhecimentos específicos e são ministradas por profissionais do Centro Paula Souza. As 28 carretas do Via Rápida oferecem mais de 60 opções de cursos gratuitos de qualificação profissional nas áreas de confecção industrial, imagem pessoal, indústria, manutenção automotiva, hospitalidade, produção alimentícia, confecção artesanal, panificação e açougue, manutenção de motos, instrumentação-petróleo e gás, automação industrial, refrigeração e climatização, comandos hidráulicos e pneumáticos, metrologia e soldagem. Os veículos possuem área interna de 60 m² a 80m² e são equipadas para cada tipo de modalidade. Cada unidade atende até 20 alunos por turma. As aulas têm duração de 100 horas e são realizadas de segunda a sexta, em três períodos.

Como participar

As inscrições para os cursos do Via Rápida Emprego devem ser realizadas exclusivamente pelo site do programa. Os documentos necessários são RG e CPF. Para participar é preciso ter idade mínima de 16 anos, ser alfabetizado e residir no Estado de São Paulo. O nível de escolaridade e idade varia de curso para curso. Quem não possui acesso à internet, pode procurar os postos do Acessa São Paulo, programa da Secretaria Estadual de Governo, que conta com profissionais capacitados a oferecer instruções para o preenchimento do cadastro. A seleção é feita pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, que considera critérios de idade, escolaridade e renda familiar dos inscritos. Desempregados ou mulheres arrimo de família têm prioridade.

Confira aqui as opções de cada região

Sobre o Via Rápida

Lançado em julho de 2011, o Via Rápida é uma ação do Governo do Estado de São Paulo, coordenada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), que oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio.

Em 2015, o Programa Via Rápida foi dividido nas modalidades “Via Rápida Emprego”, Via Rápida 18, Via Rápida Expresso e Via Rápida Econômico. A iniciativa já atendeu mais de 220 mil pessoas, em 645 municípios. Mais informações no site www.viarapida.sp.gov.br.

Da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação