Vestibular da Unicamp abre inscrições nesta segunda

As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de setembro, exclusivamente pela internet; são 3.444 vagas em 68 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp

seg, 20/08/2012 - 11h31 | Do Portal do Governo

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) inicia as inscrições para o Vestibular Nacional Unicamp 2013 nesta segunda-feira, 20 de agosto. As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de setembro, exclusivamente pela internet, em formulário disponível na página eletrônica da Comvest (www.comvest.unicamp.br). O Vestibular Unicamp 2013 oferece 3.444 vagas em 68 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp (Faculdade pública de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto).

O Kit do Vestibulando (Manual do Candidato e Revista do Vestibulando) é gratuito e está disponível para consulta e impressão na página eletrônica da Comvest. A primeira fase será realizada em 11 de novembro de 2012 e a segunda fase, nos dias 13, 14 e 15 de janeiro de 2013.

O Vestibular Unicamp 2013 mantém o mesmo formato de provas. Na primeira fase, a prova tem duas partes: a Redação e a parte de Conhecimentos Gerais, com 48 questões de múltipla escolha, baseadas nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio. Na segunda fase, realizada em três dias consecutivos, todas as provas são de natureza discursiva, sendo: 1º dia – prova de Língua Portuguesa e de Literaturas da Língua Portuguesa e prova de Matemática; 2º dia – Prova de Ciências Humanas e Artes e prova de Língua Inglesa; 3º dia – prova de Ciências da Natureza.

Taxa de isenção

A Comvest vai beneficiar 4.613 candidatos com a isenção do pagamento da taxa de inscrição para o Vestibular 2013. Todos os estudantes que solicitaram isenção e preencheram os requisitos básicos, foram beneficiados. Este ano, a Comvest recebeu 6.306 pedidos.

Os contemplados já podem consultar na página eletrônica da Comvest (www.comvest.unicamp.br) o código de isento necessário para se inscrever no vestibular sem precisar pagar a taxa, que será de 135,00 reais. Os candidatos beneficiados também receberão mensagem via correio eletrônico, contendo o código de isento.

Importante: Os candidatos beneficiados com a isenção do pagamento da taxa não são automaticamente inscritos no vestibular. É preciso realizar a inscrição, no mesmo período dos demais candidatos, utilizando o código específico de candidato isento. Os pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular Unicamp 2013 foram encerrados no dia 31 de maio.

As isenções da Taxa de Inscrição do Vestibular da Unicamp foram oferecidas em três modalidades. A maior parte das isenções concedidas foi para a modalidade 1, dirigida a estudantes provenientes de famílias de baixa renda, que tenham cursado ensino fundamental e médio em escolas públicas, em que 3.809 estudantes receberam o benefício. Já na modalidade 2, para funcionários da Unicamp/Funcamp, 28 candidatos tiveram isenção da taxa de inscrição. Na modalidade 3, dirigida a todos os candidatos aos cursos de Licenciatura em período noturno (Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Pedagogia e Matemática), que tenham feito ensino fundamental e médio em escolas públicas, 776 candidatos foram beneficiados.

O programa de isenção do Vestibular Nacional da Unicamp é parte do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), que prevê que estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública brasileira recebam 30 pontos a mais na nota final da segunda fase. Candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas também têm, além dos 30 pontos adicionais, mais dez pontos acrescidos à nota final. A participação no PAAIS é opcional e deve ser indicada no formulário de inscrição.

Prova de habilidades instrumentais

A Comvest apresentou recentemente a nova prova de Habilidades Instrumentais que seria realizada pelos candidatos aos cursos de Música da Unicamp. Esta prova consistiria da gravação em vídeo de uma peça (indicada pela Comvest) e do seu envio para avaliação. O peso desta prova seria de 50% da nota da primeira fase.

Considerando o impacto dessa prova na classificação dos candidatos aos cursos de Música, e o pouco tempo disponível para preparação e gravação desses vídeos, a Comvest decidiu cancelar esta prova para o Vestibular Nacional 2013. O cancelamento visa manter o padrão de qualidade de avaliação das provas da Unicamp. Assim, os interessados em prestar o vestibular para os cursos de Música não necessitarão enviar o material audiovisual.

Será mantida a prova presencial de Habilidades Específicas para os cursos de Música, após a segunda fase do Vestibular Nacional Unicamp 2013, entre os dias 21 a 24 de janeiro. O detalhamento dessa prova pode ser visto no Manual do Candidato, que estará disponível nesta página a partir do dia 20 de agosto de 2012.

Da Unicamp