Veículos off road projetados por alunos de Fatecs disputam 23ª Baja SAE Brasil

Cerca de 1,8 mil estudantes e professores, de 81 instituições do Brasil, estão inscritos na competição

seg, 06/03/2017 - 9h06 | Do Portal do Governo

Estudantes das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) São José dos Campos e São Paulo participam da 23ª Competição Baja SAE Brasil entre os dias 9 e 12 de março. Pelo segundo ano consecutivo, o evento será realizado em uma área do Parque Tecnológico de São José dos Campos, localizada ao lado da Fatec. Cerca de 1,8 mil estudantes e professores, divididos em 88 equipes, de 81 institutos de Ensino Superior de todas as regiões do Brasil, se inscreveram para participar da competição.

Os competidores devem projetar e construir seus veículos off road para a corrida de acordo com as especificações dos organizadores. A competição envolve todos os desafios e etapas de um projeto de engenharia real: concepção, construção e testes. Tudo isso levando em conta a necessidade de fabricar um veículo de baixo custo e economicamente viável para produção em larga escala.

Nos primeiros dias do evento, os estudantes apresentam seus protótipos, participam de inspeções técnicas e provas dinâmicas para avaliar itens como segurança, conforto, tração, aceleração, frenagem e velocidade máxima. No domingo, as equipes disputam um enduro de resistência com duração de quatro horas.

Fatecnólogos e Turuna

A Fatec São Paulo, localizada no bairro do Bom Retiro, na Capital, será representada pela tradicional equipe Fatecnólogos, formada por estudantes de diversos cursos. Desde 1995, a unidade participa do campeonato, projetando, construindo e pilotando seus protótipos. Nesta edição, eles entrarão na pista com o carro número 45. Confira página da equipe no Facebook

Já a Fatec São José dos Campos, desde 2016 oferece parte de suas instalações e auxilia na organização do evento.  Neste ano vai participar pela primeira vez com uma equipe de competidores. Eles entrarão na disputa com o carro número 86, batizado de Turuna, que significa valente na língua tupi-guarani falada pelos antigos moradores do Vale do Paraíba.

Saiba mais sobre a 23ª Competição Baja SAE Brasil

Do Centro Paula Souza