Vale do Ribeira recebe quinta edição do seminário Frutos da Mata Atlântica

Evento acontece em Registro nesta quinta-feira, 20; o objetivo é difundir frutas comestíveis do bioma que ainda não são comercializadas

qua, 19/10/2016 - 14h11 | Do Portal do Governo

A quinta edição do seminário ‘Frutos da Mata Atlântica: o sabor da biodiversidade’ acontece no dia 20 de outubro, no município de Registro, no Vale do Ribeira. O objetivo do evento é difundir frutas comestíveis do bioma e que ainda não são comercializadas, como araçá, uvaia, grumixama, cambucá e guabiroba. Algumas dessas frutas, como o cambuci, já estão conquistando o mercado.

As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas. Para se inscrever, clique aqui.

A realização é do Instituto Florestal em conjunto com a Associação de Bolsistas da Japan International Cooperation Agency (Abjica), Fundação Florestal e Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) de Registro.

A edição deste ano dará destaque à colheita, ao processamento e à comercialização da polpa da palmeira-juçara, uma alternativa para a solução de problemas ecológicos e socioambientais da Mata Atlântica.

A palmeira-juçara é uma espécie nativa ameaçada de extinção, principalmente por conta do corte para a extração do palmito, que mata a árvore. Já a exploração do fruto mantém a árvore viva. Com o processamento da polpa, obtém-se um produto semelhante ao açaí amazônico. Desta forma, ela ainda pode difundir sementes e mudas da espécie por muitos anos. E a atividade pode se tornar uma fonte de renda para as comunidades, além de contribuir para a conservação do bioma.

Dentre os convidados, o pesquisador do Instituto Florestal (IF) Ocimar Bim fará uma apresentação sobre as experiências de restauração no Mosaico do Jacupiranga com espécies frutíferas.

O evento possibilitará, ainda, que os participantes obtenham a comprovação daquilo que é dito nas palestras: que a biodiversidade tem sabor. Durante os intervalos, os participantes poderão degustar produtos preparados com frutas nativas da Mata Atlântica, como bolos, biscoitos, geleias, pães e sucos de frutas.

Serviço

Seminário Frutos da Mata Atlântica: o sabor da biodiversidade
Data: Quinta-feira, 20 de outubro
Horário: das 8h às 17h
Local: Auditório do Senac – Rua Teiti Koki, 105 – Vila Flórida – Registro/SP

Da Secretaria do Meio Ambiente