Vacinação em dia ajuda pacientes com câncer a enfrentar a doença

Imunização é especial e com restrições para esse grupo de pessoas, mas fundamental para o tratamento oncológico, alerta o Instituto do Câncer de SP

dom, 16/09/2012 - 20h01 | Do Portal do Governo

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade da rede pública estadual e maior centro de oncologia da América Latina, faz um alerta para que pacientes em tratamento de câncer mantenham a vacinação em dia.

Isso porque a prevenção de doenças é muito importante para a manutenção do bom estado clínico destes pacientes que, em função do câncer, tornaram-se imunodeprimidos. Assim, manter a caderneta em dia, tanto de quem está em tratamento quanto de quem cuida, é fundamental.

Segundo recomendação do Icesp, pacientes imunodeprimidos devem tomar alguns cuidados especiais na hora da vacinação. Pessoas em tratamento oncológico podem receber vacinas com patógenos mortos ou com vírus e bactérias inativados, como a da influenza, pneumonia e tétano.

Imunizações que apresentam vírus e bactérias atenuados, como a tríplice viral e a de febre amarela, não devem ser ministradas ao paciente oncológico ou a pessoas portadoras de outras doenças que causem imunodepressão.
Também é importante que os familiares e cuidadores desses pacientes mantenham-se imunizados, para evitar a transmissão cruzada de doenças.

“Ainda que a resposta de pacientes com câncer seja menor que a da população comum, estas pessoas devem receber as vacinas indicadas. Também é essencial que seus familiares tomem as doses de vacinação adequadamente. Ao se manterem saudáveis, eles contribuem para a preservação da doença de quem está sendo cuidado”, orienta Lígia Camera Pierrotti, médica infectologista do Icesp.

Pessoas nessas condições que ainda não tenham se imunizado contra a gripe podem procurar o Centro de Imunizações do Hospital das Clínicas ou os Centros de Referências de Imunizações Especiais (CRIES). A vacinação é gratuita.

Da Secretaria da Saúde