Usuários do Metrô poderão doar sangue na Estação Sé

Pela primeira vez no Metrô, a ação será realizada em parceria com a Fundação Pró-Sangue, na quinta-feira, 16

seg, 13/11/2017 - 16h28 | Do Portal do Governo

Na quinta-feira, 16, os usuários do Metrô de São Paulo poderão optar por fazer uma boa ação e doar sangue a quem precisa de uma transfusão. Pela primeira vez no Metrô, a ação será realizada em parceria com a Fundação Pró-Sangue.

A coleta será feita na área paga da estação Sé, ao lado da linha de bloqueios, das 8h30 às 11h30. No local, os colaboradores da Fundação Pró-Sangue vão realizar a pesquisa de triagem, além de orientar as pessoas que desejam doar, tudo ao som do Coral VozeArte, que se apresenta a partir das 9h30, sob a regência do maestro Rodrigo Hyppolito.

A doação faz parte de uma agenda de ações programadas para este mês de novembro pelo Metrô e pela Fundação Pró-Sangue.

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, estar alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e trazer documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação. No mais, outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação. Para tanto, basta acessar o site da Pró-Sangue e consultar os pré-requisitos de doação.

Exposição Curativo Vermelho

O Metrô e a Fundação Pró-Sangue estão promovendo também a exposição “Curativo Vermelho”, que ficará em cartaz na estação Clinicas até 31/12, com 20 imagens assinadas por artistas prestando homenagem aos doadores. As criativas imagens trazem montagens que unem o curativo vermelho a outras figuras bem conhecidas do público. Entre elas, uma carta de baralho onde o naipe é formado pelo curativo. Todas as imagens seguem o conceito principal da nova campanha itinerante do Hemocentro de São Paulo na qual “Quem dá o sangue merece ser reconhecido”.

Serviço

Doação: 16/11, das 8h30 às 11h30h, no Mezanino/Área Paga da Estação Sé – ao lado da linha de bloqueios;

Coral VozeArte: 16/11 às 9h30, próximo ao local de doação – mezanino área paga;

Exposição Curativo Vermelho: de 01/11 a 31/12, na parede da estação Clínicas/Área Livre Estação (acesso HC).

Do Metrô