USP oferece 15 mil vagas em cursos on-line gratuitos para alunos da rede pública

Entre os cursos oferecidos estão os de “Fotografia”, “Robótica”, “Decifrando seu Dinheiro” e “Aplicativos e Jogos”

seg, 09/03/2020 - 17h19 | Do Portal do Governo

Jovens do ensino médio da rede pública estadual têm até o dia 13 de março para se inscrever em um dos cursos gratuitos oferecidos pelo Programa USP EducaSP.

Ao todo, são oferecidos dez cursos: Super Tecnologias; Aplicativos e Jogos; Fotografia; Quero Engenhar!; Expedição Literária; Lasers, Luzes e Cores; Robótica; Astrobiologia; Decifrando seu Dinheiro; e Negociações Internacionais.

Os cursos são on-line e têm duração de 40 horas, distribuídas em 20 aulas. Além de assistir às videoaulas, o estudante acompanha o material de estudo complementar, realiza atividades no ambiente virtual e participa semanalmente do atendimento ao vivo.

Para concluir o curso, o aluno deve ter uma frequência igual ou superior a 75% e obter uma nota igual ou superior a 5,0 na avaliação das atividades. Os alunos aprovados receberão certificados de conclusão.

Os cursos ficam disponíveis por 40 dias, a contar do dia 23 de março, data de início das atividades.

São oferecidas 15 mil vagas, respeitando a ordem de inscrição. As inscrições podem ser feitas pelo site da Fuvest.

Programa USP EducaSP

O Programa USP EducaSP é uma iniciativa que oferece cursos de formação complementar para estudantes do ensino médio, com o objetivo de fortalecer a conexão desses jovens com o ambiente universitário.

O programa é fruto da parceria entre USP, Fuvest e Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e atende, exclusivamente, estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio das escolas públicas estaduais do Estado de São Paulo.

O USP EducaSP integra o Programa Vem pra USP!, criado em 2017 com o propósito de desenvolver ações de valorização dos estudantes do ensino médio das escolas públicas paulistas, beneficiando tanto as escolas quanto a Universidade.

Outra iniciativa do Vem pra USP! é a Competição USP de Conhecimentos (CUCo), um concurso que incentiva os estudantes do ensino médio da rede pública a melhorar o desempenho escolar e, ao mesmo tempo, a ingressar nos cursos de graduação da USP.

Da USP