USP e Instituto da Criança do HC lançam site de educação em saúde

ABC da Saúde Infanto-Juvenil traz informações seguras para a família acerca de temas que permeiam o dia-a-dia da criança e do adolescente

qui, 24/10/2013 - 9h13 | Do Portal do Governo

A Universidade de São Paulo (USP) e o Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP (ICr) lançaram nesta quarta-feira, 23, o site de educação em saúde ABC da Saúde Infanto-Juvenil.

Com o intuito de responder questões frequentes, como, por exemplo, “Como cuidar do umbigo assim que o neném nasce?”, “Como e quando começar a escovar os dentes dos pequenos?” e “O que será que esse choro quer dizer?”, o Núcleo de Apoio à Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente (NAP-CriAd), ligado à Pró-Reitoria da USP e com sede no Instituto da Criança do HCFMUSP, tomou a iniciativa de formatar o ABC da Saúde Infanto-juvenil com dicas e informações valiosas para toda a sociedade.

O portal

A proposta é reunir artigos, matérias e entrevistas divididos em oito editorias: comportamento, crescimento, alimentação, brincar, vacinação, doenças, emergência e segurança, que vão abordar doenças simples, dúvidas corriqueiras e debates de interesse dos pais. Todo o conteúdo jornalístico será respaldado na expertise dos pediatras, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e demais profissionais que compõem o corpo técnico-científico do Instituto da Criança, mas terá como base uma linguagem simples e adequada ao público leigo.

O ICr é referência nacional no atendimento médico exclusivamente terciário, ou seja, atende casos complexos, graves ou raros, para pacientes de 0 a 18 anos. Mas o objetivo do portal não é atrair pacientes.

“O ABC da Saúde Infanto-Juvenil é a realização de um sonho antigo: atender de alguma forma casos simples, que não chegam ao hospital. E, atualmente, com a gama de informação disponível nos meios de comunicação, sobretudo na internet, é difícil filtrar o que, de fato, pode ser crível e seguido pelos pais. Então, o portal nasce com a missão de amparar as famílias com informações fundamentadas, isentas e de credibilidade”, afirma Magda Carneiro-Sampaio, professora titular do Departamento de Pediatria da USP e coordenadora do portal.

Além das matérias, o ABC da Saúde Infanto-juvenil trará vídeos demonstrando condutas recomendadas a uma série de momentos que inspiram dúvidas para os pais, como o banho do recém-nascido.

Da Secretaria da Saúde