University of Cape Town busca parceria com pesquisadores em São Paulo

O objetivo é definir os termos para lançamento de uma chamada conjunta de propostas para realização de investigações científicas

sex, 29/07/2016 - 9h27 | Do Portal do Governo

Representantes da University of Cape Town (UCT), da Cidade do Cabo, na África do Sul, estiveram na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapesp) com o objetivo de definir os termos para lançamento futuro de uma chamada conjunta de propostas para a realização de pesquisas em parceria entre a universidade sul-africana e instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo. O vice-reitor, Max Price, o vice-reitor de pesquisa e internacionalização, Danie Visser, e a, gerente de internacionalização e visibilidade da UCT, Carolyn Newton, foram recebidos pelo presidente da Fundação, por José Goldemberg, pelo vice-presidente da instituição, Eduardo Moacyr Krieger, pelo diretor científico da Fapesp, Carlos Henrique de Brito Cruz, e pelo assessor especial em Comunicação Carlos Eduardo Lins da Silva.
 
Para José Goldemberg, as similaridades culturais entre o Brasil e a África do Sul são grandes, e envolvem a capacidade de pesquisa entre suas universidades. “Somos países que se construíram com base em uma tradição local somada aos imigrantes de várias partes do mundo. Isso nos dá uma similaridade interessante sob diversos aspectos, inclusive culturais, nos quais se insere nossa capacidade de trabalho conjunto, que se refletirá também no campo da pesquisa”, disse.
 
Max Price sublinhou que a UCT tem excelência em áreas como Mudanças Climáticas, Astronomia, Recursos Naturais e Ciências do Mar. “As pesquisas em conjunto nos ajudarão a somar esforços tanto para o desenvolvimento quanto para a transferência de tecnologias”, ressaltou.
 
Além da UCT, a Fapesp mantém outros dois acordos de cooperação com instituições sul-africanas. Com a Stellenbosch University, que já teve um chamada em 2014 como parte do São Paulo Researchers in International Collaboration (Sprint), e com a National Research Foundation (NRF), com o objetivo de implementar cooperação científica e tecnológica entre pesquisadores dos dois lados do Atlântico.

Da Agência Fapesp