Unesp oferece 50 disciplinas de pós-graduação em inglês

Ação, pioneira no Brasil, abrange as quatro áreas do conhecimento em que a Unesp tem excelência acadêmica internacionalmente reconhecida

seg, 15/04/2013 - 12h27 | Do Portal do Governo

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) oferecerá, a partir de agosto deste ano, 50 disciplinas gratuitas de pós-graduação, ministradas no idioma inglês, em 14 unidades espalhadas pelo Estado de São Paulo. As inscrições estão abertas, sendo voltadas para alunos estrangeiros de graduação e pós.

As 50 disciplinas envolverão as quatro áreas do conhecimento em que a Unesp tem excelência acadêmica internacionalmente reconhecida: Ciências Agrárias, Energias Alternativas, Odontologia e Literatura e Lingüística. Poderão se inscrever também alunos brasileiros matriculados nos cursos da Unesp.

A iniciativa é pioneira no ensino superior brasileiro e mostra o esforço da Unesp em internacionalizar seu ambiente acadêmico. “O objetivo é ampliar a diversidade cultural em sala de aula e a participação de estudantes internacionais nos programas de pós-graduação da universidade”, afirma Eduardo Kokubun, pró-reitor de Pós-Graduação da Unesp.

Cada um dos programas terá um grupo de disciplinas formatado de acordo com o sistema de créditos europeu ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System), o que permitirá ao aluno estrangeiro transferir facilmente os créditos para qualquer instituição que utilize o mesmo sistema. O estudante será matriculado na Unesp como aluno especial.

Para José Celso Freire Junior, assessor chefe da Assessoria de Relações Externas da Unesp, “A expectativa é de que esta ação tenha um impacto altamente positivo no processo de internacionalização da universidade, atendendo a uma forte demanda do exterior e inserindo, em curto prazo, um grande número de estudantes de diferentes países no nosso ambiente universitário. A interação entre os estudantes da Unesp com os colegas estrangeiros deverá contribuir de maneira efetiva para a construção de um ambiente multicultural e mais internacionalizado”.

“Espera-se, num futuro próximo, expandir este projeto para outras áreas do conhecimento em que a Unesp também apresenta excelência acadêmica e que sejam de interesse para estudantes estrangeiros”, afirma Carlos Vergani, professor da Unesp e coordenador geral das disciplinas a serem ofertadas em inglês.

Sobre as disciplinas

Ciências Agrárias: os cursos a serem oferecidos no programa de Ciências Agrárias abrangem aspectos relacionados com a produção agrícola e animal sustentável na região dos trópicos.

Energia Alternativa: as disciplinas irão abordar as questões mais atuais e relevantes sobre a pesquisa brasileira em energia obtida a partir da biomassa e outras fontes renováveis.

Odontologia: reúne ciência clínica e básica para atender os conceitos de cárie dentária e outras infecções orais, a biocompatibilidade e aplicações clínicas de materiais odontológicos e princípios da biologia óssea.

Literatura e Lingüística: o objetivo do programa é explorar a ampla gama de tópicos em Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Literatura em Inglês, Literatura Comparativa, Estudos da Tradução e Estudos Culturais.

Mais informações: www.unesp.br/international-courses

Sobre a Unesp

A Unesp está presente em 24 cidades do Estado de São Paulo com 34 faculdades e institutos, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento.

Fundada em 1976, a instituição oferece 179 cursos de graduação e 123 programas de pós-graduação. Tem cerca de 36.000 alunos de graduação e 15.000 de pós-graduação, 3.550 professores e 7.100 servidores técnico-administrativos. Seus professores participam de cerca de 600 grupos de pesquisa e são responsáveis por cerca de 8% da publicação cientifica do pais.

Da Unesp