Unesp ocupa 27º lugar no ranking QS BRICS

Entre as brasileiras, Universidade está na quarta posição

qua, 08/07/2015 - 13h00 | Do Portal do Governo

A Unesp aparece em 27º lugar no ranking QS dos países que formam os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), sendo a quarta instituição de ensino superior brasileira. A lista foi divulgada nesta quarta-feira, 8 de julho, pela QS Quacquarelli Symonds University, publicação britânica que divulga alguns dos principais rankings mundiais de internacionalização das instituições de ensino superior.

Os resultados do ranking incluem entrevistados acadêmicos e empregadores que operam dentro desses países. Para a classificação das universidades foram considerados oito indicadores, como reputação acadêmica, reputação entre empregadores, proporção de professores e alunos, professores doutores, publicações, citações em artigos científicos e número de professores e de alunos internacionais.

É a terceira vez que o ranking é divulgado. Em 2013, a Unesp ficou na 25ª posição e, em 2014, em 30º. A ideia partiu do Ministro da Educação da Rússia, que contratou uma empresa, a Interfax, para fazer dois pilotos de rankings: um dos Brics e outro dos países da Comunidade dos Estados Independentes. A Interfax procurou a QS para as duas juntas elaborarem o ranking dos Brics.

UNESP
Ranking

BRICS Ranking: 27º
Rank in Brazil: 4º
Overall Score: 76.1

Da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia
UNESP – Universidade Estadual de São Paulo